Desde a primeira apresentação do novo EcoSport, realizada no começo de janeiro, a Ford fez questão de ressaltar que o modelo será vendido em mais de 100 mercados pelo mundo, mas não nos Estados Unidos. Mas parece que alguém mentiu.
Como chegamos a esta conclusão? Simples: imagens publicadas no site da revista americana Autoweek mostram um EcoSport camuflado estacionado nas ruas de Detroit. Embora a própria montadora tenha negado de pés juntos a possibilidade do SUV brasileiro ser comercializado por lá, seu lançamento nos Estados Unidos faria sentido, principalmente diante da estratégia global da Ford. Afinal, a própria montadora diz que todos os produtos (e futuros lançamentos) usam plataformas globais e são concebidos para vários mercados.
É verdade que vários protótipos do EcoSport foram testados nos Estados Unidos, aproveitando o fato de o laboratório de testes dos protótipos ser localizado no quartel-general da Ford, em Michigan. De qualquer maneira, o novo EcoSport seria uma boa alternativa para disputar espaço no segmento B, ocupando um lugar abaixo do Escape. Concorrência para ele não faltaria: a Nissan aposta no crossover Juke e a Buick se prepara para lançar o Encore, versão própria do Chevrolet Trax. Até a Honda estuda ingressar neste segmento com um crossover derivado do Fit.
O fato do novo EcoSport usar a mesma plataforma do New Fiesta facilitaria a produção do utilitário esportivo nos Estados Unidos.