Ford Mustang manual é mais potente e tem menos marchas, mas poucos podem comprar
Esportivo entra em pré-venda no Brasil por exatos R$ 600.000, R$ 51.000 mais do que a versão automática

O Ford Mustang era um antigo desejo dos brasileiros fãs do esportivo e levou muito tempo para que a fabricante o trouxesse de forma oficial ao país. Quando finalmente chegou, desembarcou somente com transmissão automática, desapontando algumas pessoas que queriam a experiência mais pura de um cambio manual. E agora elas terão o que desejavam.
Em uma edição especial, o Mustang com câmbio manual começa a ser vendido no Brasil. A Ford sabe que não é um modelo para todos, então decidiu oferecê-lo como uma versão limitada, com apenas 200 unidades disponíveis para o nosso mercado, todas elas numeradas e com um emblema especial. Não será nada barato, pois cada um custa R$ 600.000.
São R$ 51.000 a mais do que o Mustang GT, uma diferença considerada se pensarmos que estamos pagando mais apenas pela transmissão manual de seis marchas e o fato de ser uma edição limitada. E é uma situação curiosa, pois normalmente a versão manual que é mais barata.
O motor é o mesmo da versão normal, o V8 5.0 Coyote, porém com uma calibração diferente. São 492 cv e 58 kgfm, 4 cv e 0,3 kgfm a mais do que a variante automática, o que faz com que seja o Mustang mais potente já vendido oficialmente no Brasil. Tem dois corpos de borboletas eletrônicos e um sistema de indução e escapamento menos restritivo.
Pelos números oficiais, o esportivo é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos e tem velocidade máxima limitada eletronicamente em 250 km/h. Conta com 80% do torque máximo em 2.000 rpm, ajudando na aceleração.
Acoplado a ele está a transmissão manual de seis marchas, sendo que as duas últimas são usadas como overdrive. Para trabalhar melhor, a Ford o combinou com uma série de tecnologias, como o Flat Shift, que permite realizar trocar sem tirar o pé do acelerador, usado sempre que o motor estiver acima de 5.000 rpm e o condutor estiver pressionando mais de 40% do curso do acelerador.
Traz também o Rev Match para sincronizar a rotação do motor durante uma redução de marcha, funcionando como um punta-taco feito de forma automática. O sistema aumenta as rotações durante a troca de marcha para facilitar o engate, reduzindo o desgate da transmissão e da embreagem, além de manter o ritmo do veículo.
Tem outras funções para uma tocada esportiva. Uma delas é o Launch Control, para realizar arrancadas sem sofrer com as rodas patinando e aproveitando melhor a aceleração. O carro limita a rotação do motor no valor ideal, facilitando a arrancada.
Dentro da função Track Apps, o motorista vai encontrar mais opções, como cronômetro de volta, monitor de força G lateral e longitudinal e outras medições. E ainda tem o Drift Brake, uma ajuda para fazer drift ao puxar a alavanca do freio de estacionamento, freando somente as rodas traseiras, ao invés de atuar nas quatro rodas como normalmente faz. Por fim, tem a opção Line Lock, mantendo a frenagem somente nas rodas dianteiras, para fazer um “borrachão” mais facilmente.
Traz a suspensão adaptativa MagneRide, com as barras estabilizadoras do Mustang Mach 1 e com o sistema de detecção de buracos, aumentando a rigidez dos amortecedores. Desta forma, as rodas não descem tanto dentro do buraco, reduzindo os impactos nos pneus e nas rodas.
Utiliza rodas de 19 polegadas nas quatro rodas, com pneus Pirelli PZero 255/40 na frente e 275/40 na traseira. Seus freios são feitos pela Brembo, compostos por discos de 15,3” e seis pistões para as rodas dianteiras e 14” com quatro pistões nas rodas traseiras.
Mantém os modos de condução da versão automática, com cinco opções: Normal, Esportivo, Escorregadio, Pista e Pista Drag, cada um alterando a resposta do acelerador, a atuação dos controles de estabilidade e tração, o peso da direção elétrica e o ronco do escapamento. Ainda é possível mudar a resposta do volante, do escapamento e da suspensão de forma independente.
A lista de equipamentos não mudou. Temos painel de instrumentos digital de 12,4”, central multimídia de 13,2” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, sete airbags, frenagem automática de emergência, piloto automático adaptativo, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, monitor de ponto cego, assistente de manutenção em faixa, sistema de som Bang&Olufsen de 900W com 12 alto-falantes e subwoofer, e outros.
Para dar um toque especial, a Ford pintou as rodas e os emblemas do carro na cor bronze, além de adicionar o logo exclusivo de 60 anos e um emblema numerado da versão, posicionado no console central. Ainda ganhou bancos esportivos da Recaro.
As vendas do Ford Mustang GT Performance Manual começam hoje, com entregas marcadas para julho. A pré-venda acontecerá em três fases, começando com quem já é dono de um Mustang, em seguida para proprietários de carros da Ford. Se não esgotar, a terceira fase é a venda para o público geral.