Ford libera Waze no multimídia para usuários de iPhone
Aplicativo para fugir de engarrafamentos estava disponível apenas para usuários Android
Usuários de iPhone finalmente poderão usar o Waze espelhado com o sistema multimídia de seus carros – desde que eles sejam da Ford e tenham Sync 3, claro.
A fabricante é a primeira do Brasil a disponibilizar o popular aplicativo de navegação na versão mais moderna seu sistema multimídia.
Até então, somente donos de aparelhos com Android conseguiam usar o Waze junto ao sistema multimídia dos carros.
Atualmente o Sync 3 está disponível para os Ford Edge, Fusion, EcoSport, Focus e Fiesta hatch.
O novo Ka, previsto para ser lançado nas próximas semanas, também contará com o equipamento.
A novidade corrige uma ausência importante do sistema de integração Apple CarPlay, que não oferece sequer navegação GPS convencional e pode até ser cobrado à parte pela fabricante do veículo.
O uso do Waze com o Sync 3, porém, não está vinculado ao CarPlay.
Para driblar a restrição até hoje imposta pela Apple, a Ford criou uma interface com o Sync App Link.
Na prática, é uma integração criada pela própria fabricante com o sistema multimídia.
O mesmo ocorre com o MirrorLink, exclusivo para aparelhos de algumas marcas e que não funciona em paralelo com o Android Auto.
Até então apenas aparelhos dotados do Android Auto conseguiam reproduzir as instruções do Waze nos sistemas multimídias compatíveis.
Como ocorre com o sistema do Google, a integração do Waze com o Sync 3 exige conexão física do celular com o carro por meio de um cabo.
Carros equipados com o Sync 3 na versão 3.0 já podem usar o Waze para iPhone. Modelos que possuem um software diferente devem ser atualizados gratuitamente por meio do site oficial da marca.