Ford Everest Wildtrack: como é SUV da Ranger e futuro rival do Toyota SW4
SUV que será lançado inicialmente na Austrália, vem com tudo para briga contra Trailblazer e SW4
O Ford Everest ainda é desconhecido no Brasil, mas é reconhecido na Ásia e na África há décadas como o SUV derivado da Ford Ranger. Essa relação não se perdeu com a nova geração do SUV que, por conta da nova estratégia da Ford poderia chegar ao Brasil para concorrer com o Toyota SW4 e com o Chevrolet Trailblazer.
O SUV da Ranger combina a mecânica da picape média com o estilo e conforto de SUV, especialmente no novo Everest Wildtrak, inspirado nominalmente na Ranger Wildtrack, que se torna a segunda versão mais cara e completa da linha, abaixo da versão Platinum. Para quem busca aventura, é a mais completa.
Os detalhes exclusivos da linha Wildtrak são o para-choque dianteiro exclusivo com detalhes escuros, faróis de neblina de LED, arcos de roda pretos e guarnições pretas nas janelas.
A versão ainda tem estribo lateral e molduras das caixas de roda de série e rodas liga-leves “Asphalt Matt Black” de 20 polegadas e pneus lameiros. A cor “Luxe Yellow”, antes exclusiva da Ranger Wildtrak, agora também está disponível para o SUV.
Assim como o novo Toyota SW4, o Ford Everest Wildtrak tem 7 lugares mas é um pouco maior: tem 4,90 m de comprimento; 1,86 m de largura; 1,83 m de altura; e 2,85 m de distância entre-eixos.
Na parte interna, o SUV segue o mesmo padrão da picape e tem o estofamento de couro com costuras na cor laranja, banco do motorista com ajuste elétrico em 10 posições, assentos com aquecimento e resfriamento, câmera 360º, iluminação ambiente interna e, diferentemente da SW4, o Wildtrack tem teto solar panorâmico.
Também chama a atenção a central multimídia vertical de 12,4 polegadas, além do quadro de instrumentos digital. Um sistema que antigamente estava apenas no Everest Platinum (top de linha), agora também faz parte da versão Wildtrak: o sistema monitoramento da pressão dos pneus pelo computador de bordo.
Agora, um destaque para o carro: o motor. O Everest Wildtrak é movido pelo um V6 3.0 turbodiesel da Ford, que já está confirmado para a nova Ranger que será vendida no Brasil a partir do segundo semestre. Este motor tem potência máxima de 255 cv e torque de 61,1 kgfm, composto por um sistema de tração integral por meio do câmbio automático de 10 marchas.
Apenas uma comparação rápida: o SUV da Toyota tem motor 2.8 turbodiesel com até 224 cv e 55 kgfm de torque.
A Ford afirma que o motor V6 tem consumo combinado de combustível de 11,8 km/l e, quando equipado como o opcional “Tow Pack”, o Wildtrak ganha a capacidade de reboque com freio de até 3.500 kg.
O Ford Everest Wildtrak será lançado no mercado australiano entre julho e setembro deste ano, com preço inicial de 73 mil dólares australianos (R$ 237.700 na conversão atual). É de se esperar que a linha Ford Everest chegue no Brasil, não em 2023, mas possivelmente em 2024, com produção na Argentina junto com a nova geração da Ranger.