No início de 2021, quando a Ford anunciou o fechamento de fábricas no Brasil, o mercado brasileiro foi o primeiro a se despedir do EcoSport. Depois, foi a vez da Índia, que também encerrou atividades produtivas e, com elas, deixou de produzir o modelo. Agora, com o fim de sua produção na Romênia, o SUV compacto sai de linha globalmente e não deixa sucessor.
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A fábrica romena de Craiova foi responsável, desde 2017, pelas unidades do Ford EcoSport destinado ao continente europeu. O modelo, porém, já não ia tão bem nas lojas: em 2021 foram vendidas aproximadamente 31.000 unidades do modelo, segundo o site italiano Quattroroute.
Para efeito de comparação, o Ford Puma que é igualmente pequeno, baseado na mesma plataforma, mas é mais equipado e caro, teve mais de 130.000 exemplares vendidos no mesmo período.
A decisão pelo fim definitivo do Ford EcoSport não foi baseada apenas na queda de suas vendas. Isso apenas acelerou outros planos da empresa para iniciar a produção da versão elétrica do Puma na Romênia. Assim, diferentemente de Brasil e Índia, a fábrica de Craiova terá suas atividades não apenas mantidas, mas também modernizadas.
O Puma totalmente elétrico ainda está em desenvolvimento e deverá ser apresentado dentro de dois anos. Suas especificações ainda são desconhecidas, mas já se sabe que ele não será produzido sobre a plataforma MEB da Volkswagen, como poderia indicar o acordo firmado em 2018 entre Ford e Volkswagen.
Sem sucessor
Genuinamente brasileiro e o precursor dos SUVs compactos, o Ford EcoSport foi apresentado no Brasil em 2003, feito a partir do Fiesta de terceira geração. O estilo de “jipinho”, com direito a estepe pendurado na traseira e tração 4×4, cativou o mercado e o modelo teve altos números de vendas durante anos – até a chegada de seu primeiro concorrente direto, o Renault Duster.
Ainda destinado exclusivamente ao mercado local, o EcoSport passou por sua primeira remodelação em 2008. Quatro anos depois a segunda geração do modelo é apresentada e, assim, o SUV passa a ser exportado e produzido em outros países. Por fim, passou por uma reestilização, cujo visual durou até o seu fim.
O modelo chegou a ter um sucessor considerado e testado no Brasil usando um Ka como mula – a previsão de lançamento era para 2021. Os planos globais de reorganização da Ford, porém, fizeram com que o desenvolvimento da terceira geração do EcoSport fosse cancelado definitivamente, fazendo com que ele saísse de linha sem deixar um sucessor.