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Flagra: por que este Volkswagen Nivus tem mecânica de Up TSI?

SUV compacto cupê foi flagrado com motor 1.0 turbo de 105 cv e câmbio manual, mesmo conjunto mecânico do compacto

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 3 jul 2020, 12h02 - Publicado em 3 jul 2020, 12h01
Logotipo “170 TSI” entrega a presença do motor 1.0 turbo mais manso (Abrão Ribeiro/Quatro Rodas)

O parceiro Autos Segredos levantou a bandeira primeiro e os flagras do leitor Abrão Ribeiro confirmaram: a Volkswagen está testando no Brasil o Nivus Comfortline com o motor e câmbio do Up TSI.

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No caso, o motor é o chamado 170 TSI, o 1.0 turbo com injeção direta em versão com 105 cv e 16,8 kgfm de torque. O câmbio, por sua vez, é o manual de cinco marchas. No Brasil, apenas o Up usa esse conjunto.

Carro flagrado é da versão Comfortline (Abrão Ribeiro/Quatro Rodas)

O 1.0 turbo mais usado por aqui é o 200 TSI, com 128 cv e 20,4 kgfm, presente em Polo, Virtus e T-Cross, além do próprio Nivus.

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A Volkswagen inclusive confirma que chegou a criar um Nivus Comfortline 200 TSI com câmbio manual de seis marchas, mas desistiu de lançá-lo. O que o brasileiro realmente quer é o câmbio automático de seis marchas e quem fizer questão de fazer as trocas de marcha por conta própria ainda pode comprar um T-Cross manual.

Com exceção do câmbio, interior parece idêntico ao da versão vendida no Brasil (Abrão Ribeiro/Quatro Rodas)

Mas essa regra não vale para as exportações. Antes do término de 2020 o Nivus será lançado na Argentina e até meados de 2021 será lançado em grande parte dos países da América do Sul, Caribe e também no México.

(Abrão Ribeiro/Quatro Rodas)

Cada mercado terá sua própria composição de versões, que pode ser completamente diferentes das Comfortline e Highline já à venda no Brasil.

Isso já acontece hoje com Polo, Virtus e T-Cross. Os três são exportados para Argentina, Chile, Colômbia e Peru apenas apenas com o motor 1.6 16V MSI a gasolina de 110 cv, mesmo nas versões Comfortline e Highline, que no Brasil usam o 200 TSI e até o 250 TSI (1.4 turbo de 150 cv), no caso do T-Cross.

Faróis full-led foram mantidos (Abrão Ribeiro/Quatro Rodas)

Com o motor 170 TSI, o Nivus poderia ensaiar uma futura substituição do motor 1.6 em algum (ou alguns) destes mercados.

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