Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Flagra: Nissan Versa de nova geração faz a primeira aparição no Brasil

Sedã compacto começa a rodar em testes no país como preparativo para para chegar às lojas no segundo trimestre de 2020

Henrique RodriguezPor Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 14 jan 2020, 18h24 - Publicado em 4 nov 2019, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Flagra Nissan Versa
    Sedã já iniciou testes no Brasil. Fundo foi apagado a pedido do autor (./Quatro Rodas)

    A nova geração do Nissan Versa foi apresentada em abril, no Salão de Nova York, mas já está no Brasil.

    O sedã compacto, que adotou visual atraente e cresceu em quase todas as dimensões, iniciou sua temporada de testes no país, como revela o flagrante exclusivo recebido por QUATRO RODAS, o primeiro do modelo no país.

    O novo Versa será importado do México em versão única a partir do segundo trimestre de 2020. Isso não representa o fim da geração anterior, que continuará em produção na fábrica da marca em Resende (RJ) por mais alguns anos.

    Flagra Nissan Versa
    Apesar da camuflagem, as linhas do sedã podem ser facilmente percebidas (./Quatro Rodas)

    Para evitar confusões, o antigo Versa será rebatizado de V-Drive para seguir à venda como sedã de entrada da marca.

    Continua após a publicidade

    O mesmo aconteceu no México, onde o V-Drive tem preço inicial de 189.700 pesos (cerca de R$ 39.500) e assume a lacuna deixada pelo Nissan Tsuru, segunda geração do Sentra que saiu de linha em 2017 após mais de 25 anos entre os carros mais vendidos do país.

    Nissan Versa 2020 (7)
    Novo Versa tem design harmônico e proporções bem definidas (Divulgação/Nissan)

    As dimensões também ajudam a separar as duas gerações.

    O novo Versa mantém os 4,49 m de comprimento, mas está 4,5 cm mais largo (1,74 m de largura), 3 cm mais baixo (1,47 m de altura) e tem entre-eixos 2 cm mais longo (totalizando 2,62 m, 1 cm a mais que o Kicks). Já a capacidade do porta-malas passou de 460 para 482 litros.

    Continua após a publicidade
    Nissan Versa 2020 (6)
    Lanternas remetem ao Kicks (Divulgação/Nissan)

    A unidade fotografada é da versão vendida no México como Exclusive.

    Tem controle de estabilidade, seis airbags, ar-condicionado automático, partida sem chave, acabamento tipo couro nos bancos, console central e nas portas, central multimídia com Android Auto e Carplay, sensor de estacionamento, rodas aro 17, faróis com luzes diurnas de leds integradas e quadro de instrumentos parcialmente digital (como o do SUV Kicks).

    Nissan Versa 2020 (8)
    Entre-eixos está 2 cm mais longo (Divulgação/Nissan)
    Continua após a publicidade

    O que fica de fora na comparação com a versão topo de linha Platinum são equipamentos de segurança como o alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência, monitor de pontos cegos, alerta de tráfego cruzado e câmeras para visão 360°.

    Nuevo Nissan Versa 2020
    Painel é praticamente igual ao usado pelo Kicks (Divulgação/Nissan)

    Alguns dos futuros concorrentes têm equipamentos semelhantes. O novo Chevrolet Onix Plus traz alerta de colisão e monitor de pontos cegos em sua versão mais cara, enquanto o Hyundai HB20S tem frenagem autônoma de emergência.

    Entre os Nissan, o Kicks nacional só tem visão 360° e alerta de colisão em sua versão mais cara, de R$ 105.190.

    Continua após a publicidade
    Nuevo Nissan Versa 2020
    Versão do carro de teste também tem bancos com revestimento tipo couro (Divulgação/Nissan)

    Por sinal, o interior do novo Versa é praticamente igual ao do Kicks, com direito a faixa central com material de toque macio costurado. A diferença está apenas na forma como as saídas de ar centrais se integram com a cobertura do quadro de instrumentos.

    Nuevo Nissan Versa 2020
    Motor 1.6 16V segue em uso pelo sedã (Divulgação/Nissan)

    O motor 1.6 16V é praticamente o mesmo, mas foi atualizado para gerar 117 cv (ante os 114 cv do Kicks e os 111 cv do atual Versa) e 15,2 mkgf.

    Continua após a publicidade

    Já o câmbio CVT agora tem modo Sport, mas segue sem oferecer trocas sequenciais simuladas. A autonomia segue limitada pelo tanque de 41 litros.

    Com este pacote, o novo Nissan Versa ocuparia a lacuna entre o antigo (que hoje tem preços entre R$ 52.090 e R$ 72.190 e vai bem nas vendas diretas e exportações) e o sedã médio Sentra (que parte de R$ 87.990).

    Coeficiente aerodinâmico (Cx) foi reduzido para 0,29
    Micra europeu servirá apenas de inspiração para a nova geração do March (divulgação/Nissan)

    O novo Versa é baseado na plataforma V, comum a todos os modelos compactos da Nissan, o que viabilizaria sua produção no Brasil. Mas a Nissan diz que isso não está em seus planos.

    Um dos motivos é que a fábrica de Resende estará focada na produção do Kicks (o maior sucesso de vendas da Nissan em anos, e que deverá passar pela primeira reestilização até o final de 2020) e nos preparativos para o lançamento da nova geração do March.

    Esta nova geração do hatch compacto será responsável por declarar a independência entre o March vendido nas Américas e o Nissan Micra vendido na Europa e no Japão.

    Terá identidade própria e estrutura e pacote de equipamentos adequados às exigências locais.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.