Exatas duas semanas após mostrar a primeira imagem do novo Fastback, a Fiat encerrou o mistério e mostrou por completo o seu SUV cupê. Baseado no Pulse, o modelo será uma alternativa mais requintada e será lançado entre setembro e outubro, quando mais detalhes serão divulgados.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
Como esperado e adiantado pelo teaser de dias atrás, a dianteira do Fastback é praticamente a mesma do Pulse Abarth, com aberturas laterais em posição vertical e faróis full-LED. A diferença fica para a grade, com acabamento em preto brilhante, mas sem as entradas extras da versão esportiva.
A traseira, ângulo de maior expectativa, tem lanternas afiladas que invadem a tampa do porta-malas e são totalmente iluminadas por LEDs. A caída do teto de um cupê e o aerofólio embutido dão ares de esportividade ao modelo. As maçanetas das portas traseiras, diferentemente do imaginado, ficam em posição convencional, nas portas. As rodas também são exclusivas.
Apesar de uma óbvia concorrência com o Volkswagen Nivus por aparência, motorização e dimensões (exceto pelo porta-malas, que deverá superar os 525 litros, contra os 415 do rival), o Fastback brigará com o T-Cross em preços. Isso porque ele deverá partir de aproximados R$ 140.000, acima do valor cobrado pelo Nivus Highline e abaixo do T-Cross Comfortline.
Isso deverá acontecer pelo nível de acabamento e tecnologia do SUV cupê da Fiat, esperado para ter quadro de instrumentos digital, opções de 8,4 e 10,1 polegadas para a central multimídia, freio de estacionamento automático e função auto-hold, como no Compass. Os últimos dois itens não estão presentes no Pulse e nem mesmo na Toro, que já ultrapassa os R$ 215.000.
No acabamento, o Fastback seguirá algumas mudanças do Pulse Abarth, com revestimentos de qualidade superior, como o material emborrachado que deverá aparecer nas portas e a superfície em preto brilhante no console central – que ganha também dois novos porta-copos.
Só motor turbo, por enquanto
Diferentemente do Pulse, o Fastback não terá versões de entrada com o motor 1.3 aspirado – daí um dos motivos pelos preços mais altos. Por enquanto, ele será equipado apenas com o motor 1.0 turbo de até 130 cv, unido ao câmbio automático do tipo CVT.
Entre o final de 2023 e o início de 2024, o SUV cupê ganhará a grife Abarth e, com ela, o motor 1.3 turbo de até 185 cv do Compass. Será a mesma configuração do Pulse Abarth, que estreia no último trimestre de 2022. Para 2024, o Fastback passará a ter ainda uma motorização híbrida.