Clique e assine por apenas 5,90/mês

Quer um Suzuki Jimny? Fila de espera já passa de um ano e meio no Japão

Demanda acima do esperado e fechamento das fábricas na Ásia por conta do novo Coronavírus, são os principais fatores que prolongaram o prazo

Por Renan Bandeira - 14 Maio 2020, 15h54
Novo design ganhou linhas mais retas e verticais Fernando Pires/Quatro Rodas

O Suzuki Jimny Sierra está fazendo sucesso além do esperado no mercado asiático.

A nova geração do jipinho foi lançada em meados de 2018 e deixou de lado o formato mais arredondado para retomar as linhas quadradas inspiradas no Samurai, seu antecessor.

No Japão, o modelo carrega o nome Jimny Mk4 e ganhou popularidade imediata. Tanta, que a fila de espera pelo modelo pode chegar a um ano e meio para o modelo convencional.

A Suzuki chegou a planejar um aumento da produção do modelo, que acordo com o site BestCar era de 3.500 unidades mensais. Mas aí veio a pandemia da Covid-19. 

Com mais torque, jipinho ficou mais ágil nas trilhas Fernando Pires/Quatro Rodas

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

Todas as fábricas da Suzuki na Ásia, assim como a de seus fornecedores. Com isso, o prazo de entrega dos pedidos no Japão foi prorrogado para mais de um ano.

Continua após a publicidade

O mercado da marca é o mais prejudicado, já que a empresa dá preferência em repor os estoque de outros países e depois fornece o modelo para o mercado local. A marca já estaria com mais de 50.000 pedidos em atraso em todo o mundo.

O câmbio automático tem quatro marchas Fernando Pires/Quatro Rodas

Mesmo a versão keicar, com motor de 660 cm³ e que só é vendida no Japão, tem fila de espera de um ano e dois meses.

A Suzuki ainda planejava iniciar a produção do Jimny na Índia neste mês, mas a imprensa indiana já assume que isso certamente não acontecerá. A fábrica de Hansalpur não só fabricaria a conhecida versão de duas portas, como também uma inédita de quatro portas com entre-eixos alongado

Com os bancos rebatidos porto-malas cresce para 377 litros Fernando Pires/Quatro Rodas

No Brasil, o Jimny Sierra chegou no final do último ano na versão de três-portas. Por aqui, ele ainda convive com a geração anterior, que tem produção nacional.

Testado por QUATRO RODAS, a nova geração do jipe mostrou agilidade e valentia nas trilhas, além de dar conforto aos ocupantes em perímetro urbano.

Motor 1.5 gera 108 cv de potência Fernando Pires/Quatro Rodas

Suzuki Jimny Sierra parte de R$ 108.990 e pode ser encontrado em três versões, com câmbio manual ou automático, sempre com tração 4×4. O motor é o mesmo: 1.5 16V de 108 cv de potência e 14,1 kgfm de torque.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de maio da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Fernando Pires/Quatro Rodas
Continua após a publicidade
Publicidade