Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Fiat Weekend sai de linha e, junto, morre o mercado de peruas no Brasil

Por não atender à nova legislação de segurança brasileira, perua deixa de ser produzida após 23 anos no mercado. Relembramos sua trajetória

Por Leonardo Felix
Atualizado em 27 jan 2020, 15h10 - Publicado em 27 jan 2020, 15h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Visual da Weekend é o mesmo desde 2012 (Divulgação/Quatro Rodas)

    A bola era cantada. E foi antecipada pelo parceiro Autos Segredos. Desde esta segunda-feira (27), a Fiat não produz mais a perua Weekend em Betim (MG).

    Publicidade

    A medida é reflexo da nova legislação que obriga qualquer carro zero-quilômetro vendido no país a ter cinto de três pontos e encosto de cabeça em todas as posições homologadas, além de ganchos Isofix de fixação para cadeirinhas infantis.

    Publicidade
    FiaT weekend adventure
    Projeto dos anos 1990, perua não resistiu à nova legislação de segurança (Fiat/Divulgação)

    A data, aliás, representa justamente o limite imposto pela legislação em relação ao fabrico de automóveis e comerciais leves desprovidos dos itens supramencionados.

    É por isso que no site oficial da Fiat a Weekend continua a aparecer no catálogo de novos: ainda haverá o abastecimento de concessionárias com as unidades montadas em janeiro durante algumas semanas ou meses.

    Publicidade
    Fiat palio weekend
    Projeto nasceu em 1997 (Divulgação/Fiat)

    Produzida desde 1997, como modelo derivado da primeira geração do Palio, a Weekend – antes conhecida como Palio Weekend – vendeu 530 mil unidades ao longo de 23 anos.

    Em seu lançamento, a perua ficou marcada pela propagação de um dos comerciais de televisão mais icônicos da história da indústria automotiva nacional. Relembre:

    Publicidade

    Continua após a publicidade

    Em 99, ganhou a versão aventureira Adventure. Dois anos mais tarde, recebeu o facelift que também acompanhava os demais modelos da família. Em 2004, receberia outra mudança visual focada na traseira.

    Publicidade
    Fiat palio weekend
    Weekend nasceu em 97 e em 99 ganhou a espalhafatosa versão aventureira Adventure, que tinha até faróis de milha e quebra-mato (Divulgação/Fiat)

    Com a chegada de outra reestilização, em 2008, a versão Adventure passou a incorporar o controverso sistema Locker, que permitia o bloqueio do diferencial mesmo em um veículo com tração 4×2 dianteira.

    Continua após a publicidade
    Fiat palio weekend
    Primeira reestilização foi feita na linha 2001 (Divulgação/Fiat)

    Até uma versão elétrica da Weekend foi criada, em parceria com a hidrelétrica Itaipu. Isso ocorreu também em 2008. O projeto incluía um motor de 20 cv e 5,1 mkgf, alimentado por bateria de níquel localizada no fundo do porta-malas. A autonomia declarada era de 120 km.

    Publicidade

    No ano de 2012, a Weekend recebeu sua última reestilização, adotando os faróis não mais do Palio, mas do sedã Siena 2011, que também passara a equipar a picapinha Strada.

    Continua após a publicidade
    Em 2015, Weekend passou a se chamar somente Weekend (Fiat/Divulgação)

    Com pequenas alterações de equipamentos e a supressão do nome Palio em 2015, quando passou a se chamar apenas Weekend, a pequena perua seguiu em linha até este ano.

    Com sua iminente morte, encerra-se também um importante mercado no Brasil: o de peruas generalistas, visto que no ano passado a VW SpaceFox também parou de ser produzida e vendida no país e a Golf Variant teve sua importação do México encerrada.

    Agora, as últimas station wagon zero-quilômetro remanescentes pertencem a marcas de premium ou de luxo, como Audi e Volvo.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.