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Fiat Uno 2019 chega em junho com novidades no visual

Antonio Filosa fala dos lançamentos e dos planos de investimento das marcas da FCA no Brasil

Por Paulo Campo Grande
10 Maio 2018, 21h53
Compass, no Morro da Capelinha, em Planaltina (DF)
Compass começa 2018 da mesma forma que terminou 2017: líder entre os SUVs (Péricles Malheiros/Quatro Rodas)

A FCA (Fiat Chrysler Automobile) quer terminar este ano de 2018 como líder do mercado brasileiro, com a soma das vendas das marcas Fiat e Jeep, e chegar a 2020 com a Fiat retomando o primeiro lugar isolado no ranking do país, posição perdida em 2016 para a GM, mas que foi sua durante quatorze anos.

Esse é um dos objetivos do novo presidente da empresa, Antonio Filosa, revelado hoje em um encontro com jornalistas, em São Paulo.

Filosa, que está no grupo Fiat desde 1999, assumiu o posto em março, no lugar de Stefan Ketter, presidente da empresa desde novembro de 2015.

Além das metas pessoais, sem dar muitos detalhes, Filosa falou também dos próximos lançamentos da Fiat, como a nova linha Uno 2019 com retoques visuais, em junho, e novas versões do Mobi.

O Uno, que perdeu representatividade na linha Fiat, com a chegada do Argo, quando deixou de ter versões como a aventureira Way e a esportiva Sporting, volta a ganhar importância na faixa de preço de R$ 40.000, como alternativa entre Mobi e Argo.

Esta será a terceira reestilização na geração atual do Uno.

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Fiat Uno 2019 chega em junho com novidades no visual
Argo também foi o responsável por reposicionar as versões do Uno dentro da Fiat (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Lançado em 2010, na segunda geração, o Uno ganhou novo visual em 2014, quando perdeu a grade assimétrica e ganhou painel inteiramente novo, e em 2016, quando além de retoques no estilo recebeu uma nova motorização Firefly.

Filosa antecipou ainda o trabalho de pesquisa e desenvolvimento concentrado nos motores flex. Segundo ele, o etanol é o “ouro verde” do Brasil.

Um dos objetivos da FCA em relação à tecnologia flex é conseguir aumentar o rendimento dos motores para que os veículos consigam maior autonomia.

Perguntado sobre a Alfa Romeo, marca de que tempos em tempos é mencionada pelos executivos da empresa com data certa para voltar ao Brasil, Filosa diz que existem planos nesse sentido, mas nada de concreto ainda.

alfa romeo giulia
Alfa Romeo Giulia tem chances de ser vendida oficialmente no Brasil (Divulgação/Alfa Romeo)

“Se vier terá de vir de forma certa”, afirma. A Alfa Romeo já tem sua volta definida para a Argentina, para o mês de junho, e também para o Chile, ainda este ano.

O engenheiro falou também que o CEO mundial da FCA, o ítalo-canadense Sergio Marchione, anunciará o plano de investimentos da empresa para os próximos cinco anos no dia 1º de junho, no qual a filial brasileira estará contemplada.

Entre 2012 e 21017, a FCA investiu mais de R$ 20 bilhões na construção e na modernização de fábricas e no lançamento de novos produtos, com novas tecnologias.

O próximo montante será destinado ao desenvolvimento de novos produtos, contemplando os segmentos que a FCA já atua no país e também outros em que suas marcas estão de fora.

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