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Fiat Titano parte de R$ 219.990 e é a picape média mais barata do Brasil

Buscando pegar carona no sucesso de Strada e Toro, a Titano estreia garantia de cinco anos na Stellantis, mas é menos potente e equipada que concorrência

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 14 mar 2024, 15h27 - Publicado em 14 mar 2024, 13h59

Após quase ser lançada por aqui como Peugeot Landtrek, a Fiat Titano enfim chega ao mercado brasileiro como a picape média com cabine dupla mais barata do país – ela parte de R$ 219.990. O título desconsidera modelos para CNPJ e preços promocionais, como é o caso da Mitsubishi L200 Outdoor, vendida a R$ 219.900 no mês de março. Entre a concorrência estão Toyota Hilux, Volkswagen Amarok, Chevrolet S10, Ford Ranger e Nissan Frontier. Veja todos os preços e versões, além de detalhes de motorização e capacidades da Titano.

No visual, a Titano passou por poucas mudanças em relação à gêmea da Peugeot. Faróis, para-choques, lanternas e demais estamparias são exatamente os mesmos da Landtrek. Até os leds ao lado da grade, que representam os “dentes de sabre” nos Peugeot, como no 208, permanecem.

Fiat Titano Ranch
Fiat Titano Ranch (Divulgação/Fiat)

Mudam a grade, que ganha novos elementos, o nome Fiat e as listras nas cores da bandeira da Itália, e as rodas. Há uma grande escalada nas diferenças de acabamentos externos entre as versões, entre grades foscas ou brilhantes, rodas de 18 ou 17 polegadas, e maçanetas em plástico preto sem pintura, na cor da carroceria ou cromadas.

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O interior também repete o que já era visto na picape da Peugeot, com mudanças ainda menores: apenas o logotipo do volante foi trocado e, no lugar do leão, entrou o nome Fiat. Permanecem, inclusive, a central multimídia de 10 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, e o quadro de instrumentos com mostradores analógicos e uma tela de 4,2 polegadas ao centro.

Fiat Titano Ranch
Fiat Titano Ranch (Divulgação/Fiat)

Motorização, desempenho e consumo

A Fiat Titano é equipada com o mesmo motor 2.2 turbodiesel do furgão Ducato. São 180 cv de potência e 40,8 kgfm de torque, quando a picape for equipada com câmbio automático de seis marchas – como é o caso das versões Volcano e Ranch. A Endurance leva uma transmissão manual, também de seis marchas, e tem torque menor, de 37,7 kgfm.

De acordo com a marca, as versões automáticas levam 12,4 segundos para irem de 0 a 100 km/h e a manual 14,7 s. A velocidade máxima de todas elas é de 175 km/h.

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Fiat Titano Ranch
Fiat Titano Ranch (Divulgação/Fiat)

Também segundo a Fiat, as Titano com câmbio automático obtiveram as médias de 8,5 km/l em ciclo urbano e 9,2 km/l no rodoviário. Com câmbio manual, a média é de 9,6 km/l em ambos os ciclos. As medições são do Inmetro.

Em todas as configurações, a tração tem opções de 4×2 traseira, 4×4 e 4×4 com reduzida, além do sistema de controle de descida e controle de reboque.

Fiat Titano Ranch
Fiat Titano Ranch (Divulgação/Fiat)

Capacidades off-road e de carga

Além da tração 4×4 e dos sistemas eletrônicos, a Titano promete bom desempenho no off-road também pelos ângulos. São 29° para o ângulo de entrada, 27° para o de saída e 25° para transposição. A capacidade de imersão em água é de até 600 mm e, de inclinação da carroceria, de 42°.

A caçamba pode levar até 1.314 litros sem o protetor (caso da versão Endurance). Com esse item, o número cai para 1.109 litros, próximos ao da concorrência. A capacidade de carga é de 1.020 kg e, a de reboque, de 3,5 toneladas.

Fiat Titano Ranch
Fiat Titano Ranch (Divulgação/Fiat)

Versões e preços

Titano Endurance – R$ 219.990

Fiat Titano Endurance
Fiat Titano Endurance (Divulgação/Fiat)

A versão de entrada, única com câmbio manual, tem como foco o uso para trabalho. Por isso, também tem o visual mais despojado da linha. Para-choques, retrovisores e maçanetas são em plástico sem pintura. As rodas, de 17 polegadas com pneus 265/65, são de aço e pretas. Os faróis e as luzes diurnas são halógenos e não há faróis de neblina.

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Entre os equipamentos há piloto automático com limitador de velocidade, assistente de reboque, controle de partida em rampas, controle de descida, luz de caçamba, ar-condicionado analógico de uma zona, assoalho de vinil, rádio com conexão Bluetooth, porta-luvas refrigerado e volante multifuncional com ajustes de altura e profundidade.

Titano Volcano – R$ 239.990

Fiat Titano Volcano
Fiat Titano Volcano (Divulgação/Fiat)

A versão intermediária ganha visual mais refinado, com para-choques, retrovisores e maçanetas na cor da carroceria, grade com acabamento brilhante, rodas de 17 polegadas diamantadas e pneus 265/65, e faróis de neblina – os faróis principais, bem como as luzes diurnas, seguem halógenos.

Soma ainda itens como: central multimídia de 10 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, quadro de instrumentos com tela colorida de 4,2 polegadas, sensores e câmera de ré, câmera 180, volante e bancos em material que imita couro, protetor de caçamba e assoalho em carpete.

Titano Ranch – R$ 259.990

Nova Fiat Titano 2025
Fiat Titano Ranch (Divulgação/Fiat)

No topo da linha, a Ranch é a única com rodas de 18 polegadas e pneus 265/60, faróis, luzes diurnas e lanternas em leds, santantônio, estribos laterais integrados e sensores de estacionamento dianteiros.

A lista segue com monitoramento de pressão dos pneus, GPS nativo, câmera 360, ar-condicionado digital de duas zonas, rebatimento automático dos retrovisores, bancos do motorista e passageiro com ajustes elétricos, faróis automáticos, sensores de chuva, chave presencial e aviso de saída de faixa.

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O que falta na Titano?

A picape não oferece qualquer tipo de sistema ADAS, ou seja, de auxílio à condução, como piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, alerta de tráfego cruzado traseiro, faróis altos automáticos.

Fiat Titano Ranch
Fiat Titano Ranch (Divulgação/Fiat)

Também não há carregador de celulares por indução, disponível apenas como acessório, e a multimídia tem conexão apenas via cabo.

A potência também pode ser um problema, já que a picape, com seus 180 cv, fica abaixo da média do mercado. Até existem rivais menos potentes, como Ford Ranger e Nissan Frontier, mas apenas em versões de entrada. Nas mais caras, o ajuste é outro e mais potente.

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