Fiat Titano parte de R$ 219.990 e é a picape média mais barata do Brasil
Buscando pegar carona no sucesso de Strada e Toro, a Titano estreia garantia de cinco anos na Stellantis, mas é menos potente e equipada que concorrência
Após quase ser lançada por aqui como Peugeot Landtrek, a Fiat Titano enfim chega ao mercado brasileiro como a picape média com cabine dupla mais barata do país – ela parte de R$ 219.990. O título desconsidera modelos para CNPJ e preços promocionais, como é o caso da Mitsubishi L200 Outdoor, vendida a R$ 219.900 no mês de março. Entre a concorrência estão Toyota Hilux, Volkswagen Amarok, Chevrolet S10, Ford Ranger e Nissan Frontier. Veja todos os preços e versões, além de detalhes de motorização e capacidades da Titano.
No visual, a Titano passou por poucas mudanças em relação à gêmea da Peugeot. Faróis, para-choques, lanternas e demais estamparias são exatamente os mesmos da Landtrek. Até os leds ao lado da grade, que representam os “dentes de sabre” nos Peugeot, como no 208, permanecem.
Mudam a grade, que ganha novos elementos, o nome Fiat e as listras nas cores da bandeira da Itália, e as rodas. Há uma grande escalada nas diferenças de acabamentos externos entre as versões, entre grades foscas ou brilhantes, rodas de 18 ou 17 polegadas, e maçanetas em plástico preto sem pintura, na cor da carroceria ou cromadas.
O interior também repete o que já era visto na picape da Peugeot, com mudanças ainda menores: apenas o logotipo do volante foi trocado e, no lugar do leão, entrou o nome Fiat. Permanecem, inclusive, a central multimídia de 10 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, e o quadro de instrumentos com mostradores analógicos e uma tela de 4,2 polegadas ao centro.
Motorização, desempenho e consumo
A Fiat Titano é equipada com o mesmo motor 2.2 turbodiesel do furgão Ducato. São 180 cv de potência e 40,8 kgfm de torque, quando a picape for equipada com câmbio automático de seis marchas – como é o caso das versões Volcano e Ranch. A Endurance leva uma transmissão manual, também de seis marchas, e tem torque menor, de 37,7 kgfm.
De acordo com a marca, as versões automáticas levam 12,4 segundos para irem de 0 a 100 km/h e a manual 14,7 s. A velocidade máxima de todas elas é de 175 km/h.
Também segundo a Fiat, as Titano com câmbio automático obtiveram as médias de 8,5 km/l em ciclo urbano e 9,2 km/l no rodoviário. Com câmbio manual, a média é de 9,6 km/l em ambos os ciclos. As medições são do Inmetro.
Em todas as configurações, a tração tem opções de 4×2 traseira, 4×4 e 4×4 com reduzida, além do sistema de controle de descida e controle de reboque.
Capacidades off-road e de carga
Além da tração 4×4 e dos sistemas eletrônicos, a Titano promete bom desempenho no off-road também pelos ângulos. São 29° para o ângulo de entrada, 27° para o de saída e 25° para transposição. A capacidade de imersão em água é de até 600 mm e, de inclinação da carroceria, de 42°.
A caçamba pode levar até 1.314 litros sem o protetor (caso da versão Endurance). Com esse item, o número cai para 1.109 litros, próximos ao da concorrência. A capacidade de carga é de 1.020 kg e, a de reboque, de 3,5 toneladas.
Versões e preços
Titano Endurance – R$ 219.990
A versão de entrada, única com câmbio manual, tem como foco o uso para trabalho. Por isso, também tem o visual mais despojado da linha. Para-choques, retrovisores e maçanetas são em plástico sem pintura. As rodas, de 17 polegadas com pneus 265/65, são de aço e pretas. Os faróis e as luzes diurnas são halógenos e não há faróis de neblina.
Entre os equipamentos há piloto automático com limitador de velocidade, assistente de reboque, controle de partida em rampas, controle de descida, luz de caçamba, ar-condicionado analógico de uma zona, assoalho de vinil, rádio com conexão Bluetooth, porta-luvas refrigerado e volante multifuncional com ajustes de altura e profundidade.
Titano Volcano – R$ 239.990
A versão intermediária ganha visual mais refinado, com para-choques, retrovisores e maçanetas na cor da carroceria, grade com acabamento brilhante, rodas de 17 polegadas diamantadas e pneus 265/65, e faróis de neblina – os faróis principais, bem como as luzes diurnas, seguem halógenos.
Soma ainda itens como: central multimídia de 10 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, quadro de instrumentos com tela colorida de 4,2 polegadas, sensores e câmera de ré, câmera 180, volante e bancos em material que imita couro, protetor de caçamba e assoalho em carpete.
Titano Ranch – R$ 259.990
No topo da linha, a Ranch é a única com rodas de 18 polegadas e pneus 265/60, faróis, luzes diurnas e lanternas em leds, santantônio, estribos laterais integrados e sensores de estacionamento dianteiros.
A lista segue com monitoramento de pressão dos pneus, GPS nativo, câmera 360, ar-condicionado digital de duas zonas, rebatimento automático dos retrovisores, bancos do motorista e passageiro com ajustes elétricos, faróis automáticos, sensores de chuva, chave presencial e aviso de saída de faixa.
O que falta na Titano?
A picape não oferece qualquer tipo de sistema ADAS, ou seja, de auxílio à condução, como piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, alerta de tráfego cruzado traseiro, faróis altos automáticos.
Também não há carregador de celulares por indução, disponível apenas como acessório, e a multimídia tem conexão apenas via cabo.
A potência também pode ser um problema, já que a picape, com seus 180 cv, fica abaixo da média do mercado. Até existem rivais menos potentes, como Ford Ranger e Nissan Frontier, mas apenas em versões de entrada. Nas mais caras, o ajuste é outro e mais potente.