Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Fiat Pulse e Fastback já têm atualização para o sistema híbrido; veja como fazer

Atualização do sistema híbrido leve 12V promete deixar a assistência elétrica mais constante no uso dos Pulse e Fastback Hybrid

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 12 Maio 2025, 10h27 - Publicado em 12 Maio 2025, 10h22
Fiat Fastback Pulse Hybrid
Em Minas Gerais, apenas Pulse e Fastback serão isentos de IPVA entre os híbridos (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

A Fiat começou a oferecer uma atualização para o sistema híbrido leve 12V dos Pulse e Fastback Hybrid. Prometida pela fabricante no início de fevereiro, esta atualização visa recalibrar os parâmetros da central que gerencia os níveis de carga das duas baterias, a de lítio e a de chumbo.

QUATRO RODAS notou um comportamento irregular do sistema híbrido (E-Assist) do Fiat Pulse Hybrid comprado para o teste de Longa Duração assim que foi comprado.

A assistência elétrica passou dias a fio sem funcionar, pois a utilização do carro era insuficiente para manter as baterias no nível de carga adequado para manter o funcionamento de híbrido. Outros proprietários também entraram em contato manifestando situações semelhantes. Em geral, o E-Assist podia deixar de funcionar quando o carro passava mais de um dia parado ou fazia pequenos deslocamentos.

Continua após a publicidade

De acordo com a Fiat, esta nova programação teria diminuído significativamente os momentos em que o E-Assist é desabilitado, permitindo que o sistema seja acionado mais vezes.

Pulse Híbrido
A barra azul à esquerda mostra o E-Assist atuando: é possível sentir o carro ganhando força sem aumento de rotação (João Vitor Ferreira/Quatro Rodas)

A Fiat não divulgou oficialmente, mas um documento enviado às concessionárias e obtido por QUATRO RODAS dizia que o E-Assist só funcionaria quando a bateria de chumbo estivesse com carga acima de 80%. Com o nível abaixo dos 50%, o sistema start-stop também seria desativado.

Continua após a publicidade
Longa Duração Fiat Pulse
Bateria do sistema híbrido fica sob o banco do motorista (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A fabricante diz que essa atualização permitirá um grupo maior de clientes será beneficiado pelo sistema híbrido a partir de agora, como os possuem um tipo de uso muito específico e/ou esporádico do carro. Isso porque defende que poucos clientes foram afetados pelo comportamento original do carro e que apenas 130 proprietários dos mais de 15.000 Pulse e Fastback Hybrid vendidos entraram em contado com seus canais de atendimento.

Como fazer a atualização dos Fiat Hybrid?

De acordo com a Fiat, basta o cliente ir a uma das concessionárias da marca e pedir pela atualização. A fabricante diz que não é necessário agendamento prévio e que o serviço leva entre 10 e 15 minutos.

Os clientes podem esclarecer suas dúvidas por meio da rede de concessionárias e em seus canais de atendimento (2123-6000 ou 0800 707 1000).

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.