Fiat Cronos 2023 tem recall por falha no cinto traseiro com risco fatal
Segundo a marca, o problema apresentado pelo Cronos está no no mecanismo retrátil dos cintos traseiros, podendo levar a danos fatais em casos mais extremos
Hoje (18), a Stellantis encaminhou um comunicado de recall aos concessionários, devido a falha no cinto de segurança traseiro do Fiat Cronos. O chamado envolve unidades de ano-modelo 2023, do chassi PU231258 a PU266997. Algumas delas, inclusive, ainda estão nas concessionárias como 0 km.
De acordo com a fabricante, foi identificada a possibilidade de funcionamento irregular dos cintos de segurança traseiros, mais precisamente no mecanismo retrátil do equipamento, que impossibilita seu recolhimento. Em caso de freadas bruscas, a falha pode gerar ferimentos leves nos passageiros, podendo se tornar graves ou fatais em caso de colisões.
A partir do dia 10 de julho, os proprietários do sedã da Fiat poderão entrar em contato com as concessionárias para agendar sua visita e substituir os cintos gratuitamente. O tempo estimado para o reparo é de aproximadamente uma hora e meia.
A Stellantis ainda acrescenta que algumas unidades afetadas podem estar à venda nas concessionárias como 0 km ou usado. Nesse caso, as lojas deverão efetuar os reparos antes que os carros sejam entregues aos clientes.
Para consultar os números dos chassis envolvidos ou tirar qualquer dúvida, a Stellantis disponibiliza o telefone 0800 7071000 e o whatsapp 31 2123 6000. O consumidor também poderá encontrar maiores informações no site www.fiat.com.br
Campanha de reparo evoluiu para recall
No último dia 5, concessionários Fiat foram comunicados sobre o cancelamento da campanha “RSU 8622”, que contemplava, justamente, a substituição do cinto de segurança do sedã compacto.
De acordo com a fabricante, os veículos agendados para reparação até aquela data deveriam ser atendidos. Os demais deveriam aguardar novas informações: o recall, de fato.