PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Teste: Fiat Cronos 1.3 CVT é sedã sensato que faz mais de 17 km/l

Agora com câmbio CVT aliado ao motor 1.3, o sedã tem um conjunto eficiente. E não cobra tão caro por isso

Por Henrique Rodriguez
Atualizado em 13 mar 2023, 01h24 - Publicado em 13 mar 2023, 01h19
fiat cronos s-design 1.3 cvt
 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

O Fiat Cronos viu a ascensão dos carros compactos automáticos sem poder fazer muita coisa. Lançado em 2018, o sedã derivado do Argo passou quatro anos vendendo bem com câmbio manual, mas sem uma opção atrativa para quem dispensa o pedal de embreagem.

O câmbio automatizado GSR (antigo Dualogic) não convencia com o motor 1.3, e bom câmbio automático de seis marchas só estava disponível em versões bem mais caras, com o motor 1.8 (descontinuado por ser poluidor) mais antigo e gastão.

cronos s-design 1.3 cvt
O pacote Série S-Design tem aerofólio, retrovisores e rodas pretos, logotipos em tom de cobre e tantos equipamentos que convidam a optar por ele (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Agora há um bom câmbio combinado com um bom motor para acabar com essa desvantagem estratégica. O Fiat Cronos 2023 recebeu uma leve atualização estética, opção de motor 1.0 e também passou a combinar o motor 1.3 Firefly com o câmbio CVT com simulação de sete marchas da japonesa Aisin (é o mesmo câmbio do Toyota Yaris). Só faltava isso.

cronos s-design 1.3 cvt
Central de 7 polegadas não tem Android Auto e CarPlay sem fio como até o Mobi oferece. Novo volante estreou no Pulse, mas todo o resto é bem conhecido (Fernando Pires/Quatro Rodas)
cronos s-design 1.3 cvt
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

É uma escolha puramente sensata. O 1.3 8V aspirado de 107 cv e 13,7 kgfm não deixa o Cronos passar sufoco, mas não o faz acompanhar o desempenho dos Chevrolet Onix Plus e Hyundai HB20S com motores 1.0 turbo. E ninguém esperava por isso. O que importa aqui é que o câmbio CVT permite explorar sua força sem comprometer a eficiência ou o conforto, como faz o câmbio manual de cinco marchas.

Continua após a publicidade
cronos s-design 1.3 cvt
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Não se escuta o motor na estrada a 120 km/h, quando funciona sereno na casa das 2.000 rpm – a versão manual estaria perto das 4.000 rpm. Só quando o motor é exigido, que ele vai a 4.000 rpm e faz a cabine ressonar.

Compartilhe essa matéria via:

Na cidade, o atraso nas respostas do acelerador aumenta a hesitação do CVT para fazer o carro começar a se mexer, especialmente em ladeiras, onde esse tipo de transmissão sempre costuma exigir mais paciência do motorista.

cronos s-design 1.3 cvt
(Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Quem gosta de suavidade pode comemorar a capacidade de reação sem exigir muito do motor. Há uma clara evolução frente ao antigo câmbio automatizado e não vai desagradar quem gostava do câmbio automático. Dá até para dizer que a mecânica combina com a suspensão com acerto claramente dedicado ao conforto dos passageiros.

Na pista, o desempenho de 0 a 100 km/h foi mediano, com 13,7 s. Os números de retomada também não são dos mais animadores, precisando de longos 10,5 segundos para ir de 80 a 120 km/h.

cronos s-design 1.3 cvt
Os 2,52 metros de entre-eixos limitam o espaço traseiro, que não tem muita sobra para as pernas de adultos. USB de trás fica no prolongamento do console central (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Mas os números de consumo agradam: 13 km/l nos trechos urbanos e 17,1 km/l nos rodoviários, sempre rodando com gasolina no tanque. Gasta menos que quase todos os sedãs compactos automáticos, pois o Honda City faz 17,4 km/l.

A nova mecânica estreia justamente no meio do ciclo de vida do Fiat Cronos. A linha 2023 pode ser reconhecida pela nova grade, com dois filetes horizontais, e por usar o mesmo volante do Pulse e do Fastback. É um pequeno toque de frescor no mesmo carro de sempre, que segue, inclusive, com uma versão mais antiga da central multimídia Uconnect.

Continua após a publicidade

cronos s-design 1.3 cvt

Com o enorme trilho da alavanca do câmbio automático, o console central fica minúsculo: resta apenas um porta-copos, que provavelmente será ocupado por um smartphone. Nas versões manuais há dois porta-copos e um outro compartimento horizontal, suficientes para o dia a dia.

cronos s-design 1.3 cvt
O porta-malas de 525 litros é o maior entre os sedãs à venda no Brasil (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O espaço traseiro é razoável para quatro passageiros, mas o túnel central dificulta a vida do quinto ocupante. Há mais porta-copos e uma segunda porta USB para quem anda ali e mais nada. O que realmente se destaca no Fiat Cronos é o porta-malas: são 525 litros de capacidade ali dentro, é o maior porta-malas entre todos os carros compactos.

Saldo positivo

O Cronos conseguiu construir uma boa imagem e é um dos carros familiares mais honestos, um bom substituto para o Fiat Siena, que o antecedeu. Por R$ 99.990 (R$ 6.000 a mais que a versão manual), o Cronos Drive 1.3 CVT é o sedã automático mais barato do Brasil.

Continua após a publicidade
cronos s-design 1.3 cvt
Motor 1.3 aspirado não é dos mais potentes, mas seu grande talento é gastar pouco (Fernando Pires/Quatro Rodas)

E mesmo essa configuração já tem tudo que uma família realmente precisa, sem firulas. Ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos nas quatro portas, central com Android Auto e CarPlay (por fio), sensor de estacionamento traseiro, controles de estabilidade e tração são de série. Tem apenas dois airbags obrigatórios, pois os laterais deixaram de ser opcionais. Rodas de liga leve, setas nos retrovisores e câmera de ré custam mais R$ 2.980.

O pacote S-Design, como o do carro testado, é mais interessante e excede as expectativas de um sedã compacto (e não mexa nisso, Fiat). Soma as rodas e aerofólio pretos, logotipos em tom de bronze, faróis de neblina, ar-condicionado digital, chave presencial, volante revestido de vinil e sensor de temperatura externa por R$ 3.970. Chega a R$ 103.980.

cronos s-design 1.3 cvt
Cronos tem lanternas com luzes de led e os faróis do S-Design já incluem a luz diurna de led, um item que veio das antigas versões Precision 1.8 e HGT (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Outra opção é ignorar o pacote e ir direto para o Cronos Precision, de R$ 107.890. Não tem detalhes esportivados, mas soma rodas aro 16” diamantadas, retrovisores com rebatimento elétrico e luzes de boas-vindas, retrovisor interno fotocrômico, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, borboletas para trocas sequenciais e bancos de vinil.

Continua após a publicidade

Não fosse pelo motor e pela falta de airbags laterais e de cortina e de regulagem de profundidade da direção, (só ajustes de altura) chegaria perto da oferta dos sedãs médios mais baratos à venda.

cronos s-design 1.3 cvt
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

O Fiat Cronos definitivamente não é para o público que faz questão de desempenho ou equipamentos mais sofisticados como alerta de colisão, assistente de permanência em faixa, Wi-Fi a bordo ou a segurança proporcionada por mais airbags. Mas quem busca um carro confortável, confiável, econômico e com espaço para a família é muito bem atendido pelo Fiat Cronos CVT. Pelo menos no atual patamar de preço.   

Veredicto

O sedã automático mais barato do Brasil também é muito econômico. É o sonho do pai de família que ainda não quer um SUV.

Ficha Técnica – Fiat Cronos Drive 1.3 CVT S-Design

Motor: 1.3 flex, diant., transv., 4 cilindros em linha; 107/98 cv a 6.250 rpm, 13,7/13,2 kgfm a 4.000 rpm
Câmbio: CVT, 7 marchas sim., tração dianteira
Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
Direção: elétrica
Freios: disco ventilado (diant. e tras.)
Pneus: 185/60 R15
Dimensões:
comprimento, 436 cm; largura, 172,6 cm; altura, 150,8 cm; entre-eixos, 252 cm; tanque, 48 litros; porta- -malas, 525 litros; peso, 1.139 kg; altura do solo, 15,8 cm

Teste Quatro Rodas – Fiat Cronos Drive 1.3 CVT S-Design

Aceleração
0 a 100 km/h: 13,7 s
0 a 1.000 m: 35,2 s – 149,5 km/h
Velocidade máxima: 170 km/h (dado de fábrica)
Retomadas
D 40 a 80 km/h: 5,7 s
D 60 a 100 km/h: 7,5 s
D 80 a 120 km/h: 10,5 s
Frenagens
60/80/120 km/h a 0: 13,5/23,8/52,9 m
Consumo
Urbano:13 km/l
Rodoviário: 17,1 km/l
Ruído interno
Neutro/RPM máx.: 42,7/70,5 dBA
80/120 km/h: 63/69,9 dBA
Aferição
Velocidade real a 100 km/h: 98 km/h
Rotação do motor a 100 km/h: 2.100 rpm
Volante: 2,7 voltas
Seu Bolso
Preço básico: R$ 103.980
Garantia: 3 anos

Condições de teste: alt. 660 m; temp., 23 °C; umid. relat., 57,5%; press., 1.013 kPa. Realizado no Campo de Provas da ZF

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.