Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Fiat Argo e Cronos zeram em novos testes de impacto do Latin NCap

Apesar da boa proteção para crianças, os modelos foram penalizados pelas baixas notas obtidas nas proteções para adultos e pedestres

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 3 dez 2021, 14h25 - Publicado em 3 dez 2021, 13h42
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Latin NCap divulgou nesta sexta-feira (3) os resultados de uma nova rodada de testes de impacto, nos quais os Fiat Argo e Cronos saíram com pontuação zerada. Os principais pontos críticos dos modelos, segundo o órgão, estão na baixa proteção lateral para adultos e na instabilidade da estrutura do habitáculo.

    Black Friday! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90

    As unidades avaliadas são de versões de entrada fabricadas no Brasil e na Argentina, equipadas com airbags frontais, isofix, pré-tensionador e lembrete de uso dos cintos de segurança e sistema manual para desligamento do airbag do passageiro. Airbags laterais e ESP não estavam no pacote por serem itens opcionais ou de versões superiores.

    Em nota enviada à QUATRO RODAS, a Stellantis diz que “todos os seus veículos cumprem as recomendações e normas homologatórias vigentes ligadas à segurança.”

    Fiat Argo/Cronos Latin NCap
    Fiat Argo/Cronos Latin NCap (Latin NCap/Divulgação)
    Continua após a publicidade

    De acordo com os testes, o abdômen e a pelve dos adultos obtiveram proteção considerada boa, mas insuficiente frente à proteção para tórax e cabeça, classificadas como “fraco” e “pobre”, respectivamente. A classificação “pobre” é a pior entre os cinco níveis adotados pelo Latin NCap, que ainda inclui “bom”, “adequado” e “marginal”.

    Nas provas de whiplash, que avalia o efeito chicote na cervical dos passageiros, Argo e Cronos foram penalizados pela grande deflexão dos encostos de cabeça e pela proteção pobre à cervical. Já nos impactos frontais, as avaliações ficaram entre boas e marginais. No entanto, é neste ponto que a estrutura do habitáculo é considerada instável pelo órgão.

    A avaliação envolvendo crianças teve resultados positivos, com boa proteção em todos os testes realizados. Porém, os modelos foram penalizados por sinalizações e avisos incorretos para ancoragens Isofix e desligamento de airbag frontal.

    Continua após a publicidade

    Para pedestres, o Latin NCap diz que o veículo “não prova que está em conformidade com os padrões da ONU para proteção de pedestres” e, por isso, a proteção foi considerada baixa.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    A edição 751 de QUATRO RODAS já está nas bancas!

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.