Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Fiat Cronos 1.3 recebe linha 2022 enquanto 1.8 segue em “julgamento”

Com renovação limitada aos 1.3, Cronos 2022 chega sem variedade de motores e apenas câmbio manual, pelo menos por enquanto

Por Eduardo Passos
Atualizado em 2 jul 2021, 21h06 - Publicado em 2 jul 2021, 21h02
Novo Fiat Cronos S-Design 2022
Novo Fiat Cronos S-Design 2022 (Divulgação/Fiat)

Não existe vida fácil para os sedãs no Brasil hoje em dia, mas o Fiat Cronos persiste, ainda que com algumas dúvidas no ar. O modelo acaba de receber sua nova linha 2022, mas apenas nas versões com motor 1.3 e o destaque fica para a versão esportivada S-Design. Enquanto isso, o futuro do motor 1.8 segue incógnito. 

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

O anúncio da Fiat foi feito nesta sexta-feira (2), constando apenas três versões do sedã compacto. A básica 1.3, intermediária Drive e a série especial S-Design, com ares de Cronos HGT esportivos mas mecânica idêntica. Todas oferecem o motor 1.3 Firefly, de 109 cv e 14,2 kgfm, e apenas o câmbio manual de cinco marchas.

O Cronos básico se mantém essencialmente o mesmo da linha 2021, lançada em novembro do ano passado. As novidades ficam por conta da nova identidade visual da Fiat aplicada nos bancos e nos retrovisores externos, agora com repetidores de seta. 

A versão básica parte de R$ 72.990 – aumento de 15% em relação ao antecessor. Segundo a Fiat, os destaques do modelo ainda incluem ar-condicionado, direção elétrica e rádio com USB e Bluetooth. Itens como lanternas em led, comandos no volante e monitoramento de pressão dos pneus também são de série.

Fiat foi certeira na combinação de tons escuros em preto, bronze e vermelho
Fiat foi certeira na combinação de tons escuros em preto, bronze e vermelho (Divulgação/Fiat)

Os diferenciais do Cronos Drive são, basicamente, central multimídia com tela de sete polegadas compatível com Apple Carplay e Android Auto, além de vidros elétricos e entradas USB na segunda fileira. Tudo isso por R$ 78.590 – 17% mais caro em nove meses.

Continua após a publicidade

Cronos S-Design

Quando a Fiat lançara o Cronos 2021, a série limitada S-Design era tratada como opcional de prestígio da versão Drive, acrescentando detalhes estéticos ao carro. Na prática isso não mudou, mas o Cronos S-Design ganhou ares de protagonista do ano-modelo, com novo visual para conquistar o país dos SUVs e caminhonetes e repetir o sucesso da Argentina, onde é um dos modelos mais vendidos.

As mudanças são poucas, mas a Fiat encontrou elegância na sutileza dos tons que imitam bronze e contrastam com carroceria e acabamento. O bronze foi aplicado, externamente, nos logotipos da marca e nos identificadores de modelo e versão.

Interior do Cronos S-Design 2022
Interior do Cronos S-Design 2022 (Divulgação/Fiat)

Por dentro, a evolução em relação ao Drive é bem mais notável, com o bronzeado aparecendo na costura do couro do volante, painel e console central. A cor metálica também foi inserida nos bancos exclusivos e no console.

Mais do que visual, o Cronos S-Design também é mais tecnológico, graças a detalhes como chave presencial, ar-condicionado digital, câmera de ré, retrovisores elétricos, auxílio de partida em rampa e controles de tração e estabilidade. Vale notar que a central multimídia, entretanto, não recebeu a nova interface Uconnect 5. Detalhes mantidos incluem rodas de liga leve de aro 15”, faróis de neblina, frisos laterais e um charmosos aerofólio traseiro.

Fiat Cronos
Versões como a Precision AT ainda não tiveram atualização para o ano-modelo 2022 definida (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O Cronos S-Design está mais caro, mas esse reajuste depende do ponto de vista: o preço total do modelo agora é de R$ 83.090, contra R$ 71.380 na introdução da linha 2021. O custo do pacote avulso, entretanto, está quase o mesmo: R$ 4.500 para “promover” o Cronos Drive, contra R$ 4.390 de antes.

Continua após a publicidade

Cadê as versões 1.8?

É inegável que o esportivado chama atenção pelo bom gosto e, principalmente, atenção ao propósito. Mas não o suficiente para que deixássemos de notar a completa ausência de menção às versões 1.8 (139 cv/19,3 kgfm), que oferecem transmissão automática e correspondem ao topo de linha do Cronos.

Consultada, a empresa justificou a ausência dizendo que, como ainda existem unidades 2021 com motor 1.8 à venda na rede de concessionárias, essas acabaram ficando de fora do comunicado oficial. Obviamente a ausência só reforçou especulações que o fim do 1.8 e.TorQ está mais próximo do que nunca.

Detalhes em bronze se repetem no painel
Detalhes em bronze se repetem no painel (Divulgação/Fiat)

Longevo e confiável, seu projeto deriva da Tritec – joint-venture formada por BMW e Chrysler ainda no século XX – e foi apresentado em 2010, com atualizações mecânicas diversas. Ainda que sua trajetória venha sendo cumprida com elogios, é cada vez mais difícil acompanhar as novas legislações e, principalmente, a eficiência dos novos motores turbo da Stellantis.

Nem a própria Fiat tem certeza do que fará com as Drive AT6, Precision e HGT, mas tanto pode ocorrer uma substituição pelo novo 1.0 turboflex da Stellantis quanto uma coexistência pacífica. A transmissão das versões turbo também mudará, provavelmente recebendo o câmbio CVT do Fiat Pulse.

É assim, renovado pela metade, que o Cronos 2022 chega para animar o segmentos dos sedãs compactos no Brasil. O futuro, entretanto, promete maiores emoções.

Continua após a publicidade

Ficha técnica do Fiat Cronos S-Design 2022:

Vista lateral do Fiat Cronos S-Design 2022
Vista lateral do Fiat Cronos S-Design 2022 (Divulgação/Fiat)

Motor: flex, dianteiro, transversal, quatro cilindros, 1.332 cm³, 8V, aspirado, 109 cv a 6.250 rpm (etanol), 14,2 kgfm a 3.500 rpm (etanol).

Câmbio: manual, cinco marchas, tração dianteira

Suspensão: McPherson (dianteiro)/ eixo de torção (traseiro)

Freios: discos ventilados (dianteiro)/ tambor (traseiro)

Pneus: 185/60R15

Continua após a publicidade

Dimensões: comprimento, 436,4 cm; largura, 172,6 cm; altura 150,8 cm; entre-eixos, 252,1 cm; porta-malas, 525 l.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

Capa de QUATRO RODAS 746
A edição 746 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.