Ferrari Monza SP1 e SP2: colírio para os olhos e V12 no coração

Com 810 cv, modelos trazem o doze cilindros mais potente da história da marca italiana

Os modelos compartilham as mesmas dimensões: 4,65 metros de comprimento, 2 m de largura e 1,15 m de altura

Os modelos compartilham as mesmas dimensões: 4,65 metros de comprimento, 2 m de largura e 1,15 m de altura (Divulgação/Ferrari)

Quando precisou de palavras para descrever a Ferrari 166MM exposta no Salão de Turim em 1948, o jornalista italiano Giovanni Canestrini cunhou o termo barchetta – que significa barquinho em português.

A partir daí, as fabricantes italianas se apropriaram da palavra do então editor do jornal La Gazetta dello Sport para designar seus carros de corrida que tinham apenas dois lugares, e aliavam baixo peso e cockpit aberto.

A SP1 foi apresentada na cor prata com detalhes amarelos, inspiradas na 250 GTO que venceu a famosa prova do Tour de France no começo da década de 60

A SP1 foi apresentada na cor prata com detalhes amarelos, inspiradas na 250 GTO que venceu a famosa prova do Tour de France no começo da década de 60 (Divulgação/Ferrari)

A expressão foi deturpada ao longo do tempo, ganhou um tom de sofisticação e passou a ser sinônimo de modelos esportivo com apenas dois lugares e sem teto – também conhecidos como roadsters.

E 70 anos depois a 16MM volta a influenciar a Ferrari na criação, não só de um, mas dois modelos ao estilo barchetta. Conheça as Monza SP1 e Monza SP2.

O formato speedster lembra os carros de corrida do final dos anos 1940

O formato speedster lembra os carros de corrida do final dos anos 1940 (Divulgação/Ferrari)

O Monza na nomenclatura revela outra fonte de inspiração. As Ferrari 750 e 860 Monza que venceram várias provas na World Sports Car Championship – campeonato que começou em 1953 e reunia as principais marcas em corridas de rua e endurance.

Mas vamos por partes. Ambos os barchettas são construídos em fibra de carbono, que contribui para o baixo peso. A massa do SP1 é na ordem dos 1.500 kg – o SP2 tem apenas 20 kg a mais.

F1? O cockpit do Monza SP1 é feito apenas para um entusiasta milionário desfilar um passeio a céu aberto

F1? O cockpit do Monza SP1 é feito apenas para um entusiasta milionário desfilar um passeio a céu aberto (Divulgação/Ferrari)

V12

A diferença do SP1 para o SP2 é que todo prazer de pilotagem e emoção de sentar em uma Ferrari pode ser compartilhado com mais um sortudo. Os engenheiros removeram a cobertura, adicionaram um banco e uma barra de proteção para separar piloto e co-piloto

Contudo, a Ferrari não se contentou em fazer apenas um par de carros que poderia estar exposto em qualquer galeria de arte do planeta. As semelhanças voltam a aparecer no quesito motorização. A marca deu ao SP1 e ao SP2 nada menos que o mais potente V12 já feito em Maranello.

A lanterna que vai de ponta a ponta da traseira parece a de um carro-conceito

A lanterna que vai de ponta a ponta da traseira parece a de um carro-conceito (Divulgação/Ferrari)

Naturalmente aspirado e com 6.5 litros, produz 810 cv a 8.500 giros! São 10 cv a mais que a 812 Superfast e 30 cv que a F12tdf. O torque de 71,3 mkgf fica disponível integralmente a 7.000 rpm.

O número faz o SP1 tem relação peso/potência de 1,85 kg/cv. No 20 kg mais pesado SP2, a fração é de 1,87 kg/cv. Segundo a Ferrari, tanto o SP1 quanto o SP2 precisam de meros 2,9 segundos para atingir os 100 km/h. O 0 a 200 km/h impressiona igualmente: 7,9 s.

Para gerenciar o fluxo de ar na cabine, a Ferrari instalou pequenos para-brisas para o motorista e passageiro

Para gerenciar o fluxo de ar na cabine, a Ferrari instalou pequenos para-brisas para o motorista e passageiro (Divulgação/Ferrari)

A companhia italiana não especificou quantas unidades serão produzidas.

Mas se Giovanni Canestrini ainda fosse vivo, diria quer ver uma dessas raridades na rua será più difficile.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s