Clique e assine por apenas 5,90/mês

Fabricante chinês faz clones híbridos de Kombi Corujinha e Corvette

Songsan Summer e SS Dolphin são réplicas híbridas plug-in de dois dos carros mais icônicos e famosos do mundo

Por Henrique Rodriguez - 30 set 2020, 14h21
Reprodução/Internet

O desapego por parte dos fabricantes chineses com possíveis problemas com patentes às vezes resulta em carros interessantes. A Songsan Motors era uma desconhecida até essa semana, quando levou para o Salão de Pequim seus dois modelos elétricos com visual retrô: o Summer e o SS Dolphin.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine por apenas R$ 8.90

Os nomes são genéricos, mas os carros que inspiraram os dois são bem conhecidos. O Summer não faz a mínima questão de esconder que reproduz o design marcante das Volkswagen Kombi dos anos 50 e 60, apelidadas de “Corujinha” no Brasil.

Reprodução/Internet

A frente é longa, não está rente ao para-brisa, mas o estilo é inconfundível. Todas as janelas, o teto e a pintura “saia e blusa” respeitam o estilo da perua original. Faróis e lanternas também são muito fieis. Só as portas traseiras de correr e as traseiras que destoam do carro original. O estepe pendurado, mais ainda.

Reprodução/Internet

Por dentro, porém, não houve tentativa de fazer algo parecido com a Kombi. Tudo é bem moderno, com direito a couro claro e central multimídia. Mas há três fileiras de assentos e sete lugares.

Continua após a publicidade
Reprodução/Internet

O Songsan SS Dolphin vai pelo mesmo caminho. Segue o estilo inconfundível da primeira geração do Chevrolet Corvette, de 1958. Tem quatro faróis de leds e grade e para-brisa curvos muito parecidos com o carro original.

Reprodução/Internet

Mas a carroceria nem sequer tenta disfarçar a inspiração no esportivo americano. 

Reprodução/Internet

Dá até para dizer que o desempenho é melhor que o do carro original. Tanto a réplica do Corvette como a da Kombi usam mecânica híbrida plug-in fornecida pela BYD.

Reprodução/Internet

Combina motor 1.5 turbo com um elétrico e a fabricante garante que eles são capazes de chegar aos 100 km/h em cerca de 5 segundos. O motor elétrico (suportado por uma bateria de 16 kWh) pode mover os carros sozinho por até 100 km.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Continua após a publicidade
Publicidade