F 800 GT: turismo de média cilindrada
BMW lança uma versão turismo de sua consagrada F 800 R
Uma das vedetes do stand da BMW no Salão de Milão (EICMA) 2012 foi a F 800 GT, modelo derivado da F 800 ST, lançada em 2006 na Europa, mas que não chegou por aqui. De sport touring para gran turismo, a verdade é que esta estradeira segue primando pelo conforto e segurança, como é comum nos modelos da marca bávara.
O motor é pouco mais potente que o da da F 800 R, só que o bicilíndrico refrigerado a líquido gera 90 cv a 8000 rpm na GT, enquanto na F 800 R a potência é de 85 cv na mesma faixa de giro. A cavalaria pode ser reduzida para 34 cv a 7000 rpm através de dispositivo eletrônico. O câmbio tem seis velocidades e a transmissão final é feita por correia dentada. Dois discos de 320 mm na dianteira com pinças de 4 pistões e um disco de 265 mm na traseira auxiliados pelo sistema ABS devem garantir bons espaços de frenagem. Controle de tração é opcional, tudo em nome da segurança. A suspensão dianteira utiliza bengalas tradicionais com 43 mm de diâmetro e a traseira um belo monobraço que recebeu um amortecedor com regulagem manual na pré-carga da mola.
Esteticamente a carenagem e o parabrisa protegem o condutor e ajudam na penetração aerodinâmica, o banco tem três regulagens de altura o que facilita o ajuste a diferentes biotipos e estaturas. Malas laterais rígidas, top case e maleta para o tanque são opcionais e tem boa capacidade para levar a bagagem.