Exclusivo: carro voador europeu será vendido no Brasil

Empresa de engenharia eslovaca confirma a intenção de oferecer o veículo no país; primeiras unidades serão entregues somente em 2020

O que há alguns anos era tratado como ficção científica no universo automotivo começa a fazer parte da nossa realidade.

Carros que andam sozinhos, movidos a eletricidade ou que interagem com os motoristas já estão entre nós.

Mas que tal um veículo voador, sonho de infância de muitos que se torna cada vez mais essencial em tempos de trânsito caótico?

Esse sonho está mais próximo. A empresa de engenharia eslovaca AeroMobil desenvolve há mais de 20 anos um veículo híbrido de carro e aeronave.

Após diversos protótipos, a empresa passou a aceitar reservas para o AeroMobil 4.0 desde 2017, com as primeira entregas prometidas para 2020.

 (INPI/Divulgação)

 (INPI/Divulgação)

O carro voador também será oferecido no Brasil. A AeroMobil registrou na última semana a patente do veículo no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

Consultada por QUATRO RODAS, a empresa confirmou a informação: “Sim, planejamos vender o AeroMobil 4.0 globalmente, inclusive no mercado brasileiro.

Atualmente estamos passando pelo processo de certificação do veículo junto ao EASA  (Agência Europeia para a Segurança da Aviação) e continuaremos a atender os trâmites das agências nacionais de aviação de todo o mundo”, afirma Stefan Vadocz, diretor de comunicação da AeroMobil.

Vendas do modelo no mercado brasileiro foram confirmadas por porta-voz da empresa

Vendas do modelo no mercado brasileiro foram confirmadas por porta-voz da empresa (AeroMobil/Divulgação)

É um sonho, porém, para poucos. A princípio, apenas 500 unidades estarão disponíveis aos consumidores, a um preço que varia entre 1,2 e 1,5 milhão de euros – algo entre R$ 5 milhões e R$ 6,5 milhões na atual cotação, sem contar as taxas de importação.

O AeroMobil 4.0 é equipado com um motor 2.0 boxer de quatro cilindros (proveniente da Subaru), que na estrada desenvolve potência de 110 cv e lhe dá uma autonomia de 700 km.

A velocidade máxima chega aos 160 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 10 segundos.

Para conduzir o AeroMobil 4.0 é necessário ter licença de piloto

Para conduzir o AeroMobil 4.0 é necessário ter licença de piloto (AeroMobil/Divulgação)

Enquanto roda como um carro com as asas fechadas, o sistema de tração dianteiro é elétrico. Já a transmissão adaptativa oferece funcionalidade de deslocamento em terra e acionamento direto durante o voo.

No ar, o motor gera 224 kW, o equivalente a 300 cv. A autonomia chega aos 750 km e a velocidade máxima é de 360 km/h, sendo que a velocidade de cruzeiro é de 259 km/h.

O veículo pode decolar e aterrissar em locais habilitados para pequenas aeronaves, mas é preciso ter licença de piloto para conduzi-lo.

Preço do carro voador fica entre 1,2 e 1,5 milhão de euros, dependendo da configuração

Preço do carro voador fica entre 1,2 e 1,5 milhão de euros, dependendo da configuração (AeroMobil/Divulgação)

É uma proposta interessante, mas talvez o sonho tenha demorado muito para se tornar realidade. Com as tecnologias presentes atualmente no mercado, como drones que fazem voos de forma autônoma, sem a necessidade de um piloto, o carro voador corre o risco de se tornar obsoleto em breve.

Vide o projeto nascido em uma parceria entre Audi, Airbus e ItalDesign, o Pop.Up Next.

O serviço de mobilidade futurista que combina carro elétrico e drone ainda levará alguns anos para ficar pronto; deve sair do papel por volta de 2030.

Conceito de mobilidade futurista Pop.Up Next deve chegar as ruas só em 2030

Conceito de mobilidade futurista Pop.Up Next deve chegar as ruas só em 2030 (Audi/Divulgação)

Mas o conceito de uma cápsula modular que pode ser acoplada a um drone autônomo para o transporte aéreo e, em seguida, integrada a um chassi de plástico reforçado com fibra de carbono para se tornar um carro elétrico também autônomo, parece saído de um dos fantásticos livros de Philip K. Dick – autor de Minority Report e Blade Runner.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s