Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Este Fusca está à venda por quase R$ 1,6 milhão. Por que vale tanto?

Raro modelo 1.2 com sistema elétrico de 6 volts rodou apenas 22 milhas, o equivalente a 35,4 quilômetros, durante 56 anos de vida

Por Renan Bandeira
Atualizado em 31 dez 2020, 16h03 - Publicado em 29 jun 2020, 16h02

Captura de Tela 2020-06-29 às 14.29.48

No mercado de carros clássicos, quanto mais raro é um veículo, maior é seu valor na hora da negociação. No entanto, um Volkswagen Fusca tem chamado atenção nos Estados Unidos.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

O veículo de 1964 está a venda por nada mais, nada menos, que US$ 290.000 (cerca de R$ 1,6 milhão), no site da Hemmings.

Diferentemente dos usados e seminovos, o valor de um veículo antigo não é baseado na tabela média de preços, mas em seu estado conservação e originalidade.

Fusca-1964-1

E os dois fatores citados acima são as principais características deste exemplar.

Continua após a publicidade

No mesmo ano em que foi fabricado, o Fusquinha 64 foi comprado por Rudy Zvarich na concessionária de Gilbert e Seibel, localizada em Vancouver, Washington (EUA).

Fusca-1964-3
(Hemmings/Reprodução)

Naquela época, o colecionador de veículos buscava um Fusca reserva para seu modelo de 1957, caso apresentasse algum problema e precisasse ser substituído.

Mas, ao que parece, o veículo de 1957 nunca deu um problema sequer, já que o hodômetro do modelo de 1964 marca apenas 22 milhas rodadas (equivalente a 35,4 quilômetros).

Continua após a publicidade
Fusca-1964-7
(Hemmings/Reprodução)

O Fusca ficou guardado e bem protegido durante todo esse tempo, sem receber nenhuma alteração em suas características originais. Foi colocado à venda pelo sobrinho de Zvarich após sua morte, em 2014.

Fusca-1964-8

A pedida do herdeiro assusta mas, de acordo com o ex-presidente do Fusca Clube do Brasil, Alexander Gromow, os valores do Fusca no mercado norte-americano são um tanto “peculiares”.

Continua após a publicidade

Além disso, ele afirma que “não seria correto comparar o valor deste carro com o valor de um 1964, alemão, vendido para os EUA, e malhado todos esses anos. Este é um caso especialíssimo.”

Fusca-1964-20

A fala do especialista se dá pelas características e particularidades que envolvem o veículo. A carroceria, por exemplo, nunca foi lavada. Já o acabamento interno parece ter sido fabricado há pouco tempo.

Fusca-1964-31

Continua após a publicidade

As calotas, limpadores de para-brisa e retrovisor originais, ainda embalados na caixa, de fábrica, provam que o veículo não viu a luz do sol durante todo esse tempo.

Fusca-1964-36

Além disso, sua bateria original nunca foi instalada e acompanha o veículo – no dia em que foi retirado da concessionária, Zvarich havia levado uma outra bateria para dar partida no Fusca.

Outra raridade é o seu motor traseiro de quatro-cilindros contrapostos de 1,2 litro, que gera 36 cv e 7,7 kgfm de torque, e seu sistema elétrico 6 volts.

Continua após a publicidade

Fusca-1964-28

Para Gromow, o valor do Fusca também se justifica por ser considerado o modelo mais antigo nas condições de zero-quilômetro, e deveria ser destinado a algum museu.

Fusca-1964
(Reprodução/Internet)

“Este é um Fusca 1964 zero-quilômetro. O seu valor é por ser considerado o Fusca mais antigo nestas condições. Certamente é um carro para um museu e não para uso, mesmo porque seria necessária uma restauração com troca de diversos itens que devem ter ressecado e estragado pela inatividade”, afirmou.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da nova edição de quatro rodas? clique aqui e tenha o acesso digital.

Capa edição 734
(Fernando Pires/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.