Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Estas técnicas de direção podem deixar seu carro até 40% mais econômico

Economizar combustível é mais fácil do que se imagina: basta adotar alguns cuidados ao volante propostos por técnica aplicada há mais de 20 anos

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
18 jul 2022, 23h14

O ditado, em italiano, Piano, piano, se va a lontano, versão do popular “devagar se vai ao longe”, explica bem o conjunto de técnicas de direção econômica, que o especialista Cesar Novaes, batizou de método Slow Drive e que, apesar do slow (devagar) no nome, promete aumentar a velocidade média dos carros no trânsito urbano e reduzir o consumo em até 40%. Nesta época de combustíveis caros, esse é o método que todos precisamos conhecer.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

Para apresentar os princípios do Slow Drive, chamamos o especialista Cesar Novaes, que ministra cursos sobre o tema há mais de 20 anos e convidamos três motoristas com perfis (idade, sexo e experiência) distintos como voluntários.

O objetivo era avaliar as médias de consumo de cada motorista antes e depois de conhecidas as técnicas de condução econômica.

Slow Drive
Empregamos os instrumentos que usamos em nossos testes (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Para isso, nos reunimos na sede da Abril, na zona oeste de São Paulo (SP), em um sábado de manhã, quando o trânsito é mais ou menos constante na região, e realizamos duas rodadas de test-drives, com cada motorista.

Priscylla Palazolo Caputo, de 33 anos; Lucas Barboza, de 30, e Marcos Antônio de Carvalho, de 58, se revezaram ao volante de nosso Chevrolet Onix Plus, do teste de Longa Duração, que foi devidamente instrumentado, com aquisitor de dados V-Box e o medidor de fluxo de combustível PLU, para medição e registro preciso dos números obtidos.

Continua após a publicidade

Em setembro de 2014, promovemos esse mesmo teste com outros candidatos e obtivemos uma economia de combustível de mais de 40%.

Slow Drive
Os modos de condução de cada um anotados (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Naquela ocasião, porém, o teste foi realizado com um VW Up! 1.0, equipado com câmbio manual, e neste nós utilizamos o Onix Plus, que tem câmbio automático e, portanto, sem a variável da realização das trocas pelas pessoas. E os resultados foram diferentes, mas ainda assim animadores.

A escolha por um modelo automático ocorreu porque há um crescimento da procura por veículos automáticos no Brasil. Eles já representam mais de 40% das vendas de automóveis no país, segundo a consultoria Jato Dynamics.

Além disso, a intenção foi mostrar que é possível aplicar os conceitos do método também nesse tipo de equipamento.

Slow Drive
O instrutor explica os conceitos aos motoristas (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Primeiro test-drive

Começamos as atividades com um bate-papo em que o instrutor explicou as atividades propostas, dizendo que na primeira rodada de test-drives, os motoristas deveriam dirigir como fazem habitualmente, sem se preocupar se estavam sendo avaliados ou com as marcas de consumo obtidas.

Continua após a publicidade

Depois, eles teriam uma aula de direção econômica, e então voltariam a campo para praticar o que aprenderam.

O trajeto escolhido tinha 5 km de extensão, com descidas íngremes, subidas, rotatórias e semáforos.

O primeiro a assumir o volante foi o Marcos Antônio, que disse ter mais de 40 anos de habilitação e ser um motorista naturalmente preocupado com a economia de combustível.

Slow Drive
Trajeto reproduziu diferentes situações de uso do veículo na cidade (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Na prática, porém, foi possível sentir que ele, que é dono de um Honda Accord, tem um estilo de dirigir que poderia ser classificado como esportivo.

Já de saída, ele arrancou pisando fundo no acelerador e seguiu acelerando até o primeiro semáforo, que estava fechado. Na descida, Marcos pisou diversas vezes no freio, para voltar a acelerar em seguida e o giro do motor se manteve na maior parte do tempo com a rotação acima de 3.000 rpm.

Continua após a publicidade

Pryscilla assumiu o Onix Plus em seguida e mostrou ser uma pessoa mais cautelosa, fazendo acelerações mais progressivas. Mas, mesmo assim, ela também usou bastante os freios na descida e manteve o motor trabalhando em giro alto.

Slow Drive
Entre uma dica e outra de economia, Cesar, que também é especialista em direção segura, destacou a importância de se evitar acidentes (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O terceiro convidado, Lucas, teve um comportamento ao volante mais parecido com o de Marcos, mas visivelmente pisou ainda mais no freio do que os outros dois candidatos.

Reaprendendo a dirigir

Antes da segunda rodada de testes, como foi explicado, os participantes voltaram à sala de treinamento da editora Abril para serem apresentados aos conceitos de condução econômica.

“Faço questão de mostrar todos os preceitos na teoria para que os alunos comprovem em seguida que funciona na prática”, afirmou o professor Cesar.

Slow Drive
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

O primeiro tópico foi a importância de manter a rotação do motor abaixo de 2.500 rpm. “Esse é o grande segredo”, disse o especialista.

Continua após a publicidade

“Mantendo baixo o giro do motor, a economia de combustível é imediata, porque, basicamente a motorização exige menos combustível para funcionar”, explicou.

O consultor também destacou que o gasto de combustível é muito maior nas arrancadas, quando tiramos o veículo da inércia. Segundo ele, nesse momento, o consumo é cerca de 20% maior na comparação com o momento em que o carro está em movimento, quando o ideal é manter uma velocidade constante.

“Quando o semáforo fechar lá na frente, você já tem que reduzir a velocidade de modo que ganhe tempo suficiente para que ele reabra sem a necessidade de parar o carro totalmente”, disse.

Segundo Cesar, quando o motorista começa a ter esse tipo de atitude, é natural que passe a desfrutar do que ele chama de “ondas verdes” que surgem nas avenidas, quando o condutor aproveita todos os semáforos abertos e mantém a velocidade constante.

Outro ensinamento importante foi que, via de regra, a cada 25 kg acrescentados à carga do veículo é gasto 1% a mais de combustível. “Portanto, carregar coisas desnecessárias, por comodismo ou mesmo esquecimento, no interior do carro, faz o consumo de combustível aumentar

Continua após a publicidade
Box Mitos e Verdades
(Arte/Quatro Rodas)

Segundo test-drive

Os candidatos ficaram animados com a perspectiva da economia que poderiam fazer e rapidamente se dirigiram ao segundo test-drive, que seguiu a mesma ordem do primeiro.

Marcos, assim que saiu da imobilidade, demonstrou que havia aprendido o que lhe foi passado e ao ver que o primeiro semáforo estava fechado (de novo) já diminuiu a velocidade tentando evitar a parada total do veículo.

Na descida, ele usou mais o freio motor do carro, conforme o instrutor orientou e manteve a rotação abaixo das 2.500 rpm.

O computador de bordo do carro não era um instrumento válido para as medições, mas Marcos comemorou quando viu a tela indicar a média de consumo de 18 km/l, em certo momento, no painel do Onix Plus.

Na volta anterior, no mesmo trecho, o computador marcava 14 km/l. Chegando ao destino, ainda sem saber quais foram suas médias, registradas no computador de teste, Marcos já comemorava o fato de perceber que havia posto em prática o que tinha aprendido, dizendo que em 40 anos de direção jamais havia dirigido prestando tanta atenção ao giro do motor ou mesmo se semáforos à frente estavam abertos ou fechados, podendo antecipar as desacelerações ou retomadas.

Cesar ainda observou que Marcos usou menos o freio e destacou que esse comportamento é importante porque também economiza as pastilhas de freio, o que é igualmente útil para segurança, uma vez que a utilização do sistema de freios sem necessidade pode gerar fadiga no conjunto com o risco de surgirem falhas em um momento de emergência.

Examinando os números de consumo conseguidos por Marcos antes e depois, verificou-se que, sim, ele melhorou suas marcas. No primeiro test–drive, ele obte a média de 7,6 km/l e no segundo, 8,8 km/l.

O ganho foi de 15,1 %, mas poderia ser maior, porque seus companheiros conseguiram diferenças maiores.

Slow Drive
(Reprodução/Quatro Rodas)

Pintou a campeã

Seguindo a sequência do primeiro test-drive, Priscylla foi a segunda a voltar à pista. Ela também poupou o sistema de freios e conduziu de forma mais econômica, chegando a surfar em uma onda verde entre semáforos, que soube aproveitar.

Ao final do percurso, ela terminou com a maior evolução em seu rendimento, consagrando-se como a mais econômica dos três motoristas. Na primeira volta, segundo o PLU, ela consumiu 7,2 km/l e na segunda 9,03 km/l – uma melhora de 25,4%.

Coube ao Lucas o segundo lugar entre os voluntários, com um ganho de 25% entre os testes. Ele conseguiu a média de 7,6 km/l, no primeiro test–drive, e 9,5 km/l no segundo.

Slow Drive

A seu favor, pesa o fato de que ele foi o que obteve a melhor média de consumo do dia, a bordo do Onix Plus.E, além disso, Lucas foi o que mais reduziu o número de acionamentos do freio: pisou 56 vezes na primeira volta e 15 na segunda – uma redução de 273% ou 41 acionamentos a menos.

No final do dia, o resultado foi positivo para todos os participantes, que saíram da experiência motivados a economizar cada vez mais e chegar a uma economia de 40% prometida pelo método, além disso, entenderam que as mudanças são simples e fáceis de ser aplicadas.

Slow Drive
(Reprodução/Quatro Rodas)

E você também pode começar a economizar, e já na próxima vez que ligar o seu carro.

Slow Drive
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Técnicas Slow Drive

  • Mantenha a rotação do motor abaixo de 2.500 rpm.
  • Desenvolva velocidades constantes.
  • Gerencie o fluxo de tráfego no trânsito. Tente antecipar suas paradas ou planeje as ultrapassagens.
  • Cuide da manutenção geral do carro e mantenha os pneus calibrados.
  • Gerencie fontes de consumo extra: peso morto no porta-malas, bagageiro cheio, ar-condicionado ligado.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.