Correio Técnico: a temperatura do ar-condicionado influencia o consumo?
A dúvida vem da leitora Walkiria, de Salvador (BA)
A temperatura do ar-condicionado influencia no consumo de combustível? – Walkiria, Salvador (BA).
Para economizar combustível de uma forma geral, o veículo deve ser sempre conduzido utilizando as marchas corretas. Se sua preocupação for com a economia máxima e não com a segurança e conforto, não há truque mágico: desligue o ar-condicionado.
Isso porque na maioria dos carros não há diferença perceptível em consumo ou potência ao se mexer na temperatura ou na velocidade do ventilador.
Ao elevar a temperatura, altera-se só a proporção da mistura do ar quente (que vai para a cabine após entrar em contato com o motor a combustão) com o ar frio (que é refrigerado pelo sistema de ar-condicionado).
Neste cenário, o compressor – responsável pelo aumento (pequeno) do consumo – continuará funcionando, exigindo a mesma carga de força produzida pelo motor.
No caso dos sistemas automáticos, em alguns modelos, selecionar a opção Auto pode fazer com que o compressor seja desacoplado momentaneamente quando a temperatura ideal é atingida. A diferença no consumo, porém, é desprezível.
A regra só não vale para carros com compressor de ar-condicionado com deslocamento variável usado, por exemplo, em carros da Peugeot e Citroën. Neste caso, ele adaptará o volume de gás comprimido à necessidade do sistema de ar-condicionado. Na prática, funciona como os aparelhos inverter residenciais.
Isso evita ficar ligando e desligando o compressor, otimiza a estabilidade da temperatura e acaba reduzindo o consumo de combustível.
Tem alguma dúvida? Mande sua pergunta para: correiotecnico@quatro-rodas.com.br
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de maio da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.