Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Com 830 cv, Lamborghini Essenza SCV12 tem o último V12 sem ajuda elétrica

Motor V12 de 6,5 marca o fim dos superesportivos da Lamborghini sem ajuda de motores elétricos

Por Renan Bandeira
Atualizado em 29 jul 2020, 14h51 - Publicado em 29 jul 2020, 14h38
  • Seguir materia Seguindo materia
  • (Divulgação/Lamborghini)

    Os motores V12 aspirados, que equiparam os principais modelos da Lamborghini desde sua inauguração, em 1963, estão com os dias contados.

    Publicidade

    Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

    Publicidade

    A partir de agora, os grandes motores da fabricante italiana serão auxiliados por motores elétricos, como ocorre no Sián – primeiro veículo da marca italiana com tecnologia híbrida.

    Continua após a publicidade
    (Divulgação/Lamborghini)

    No entanto, antes que os modelos da empresa passem a adotar a hibridização, a Lamborghini que encerrar essa fase com o lançamento do Essenza SCV12.

    Publicidade
    (Divulgação/Lamborghini)

    Se trata de um superesportivo com produção limitada, pensado para as pistas e que homenageará todos os V12 da marca sendo o mais potente da história.

    (Divulgação/Lamborghini)

    Este novo V12 6.5 gera 830 cv de potência e será combinado com transmissão sequencial de seis velocidades.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    A estrutura do veículo é toda em fibra de carbono e, de tão rígida, dispensa o uso de rollcage para cumprir as normas de segurança da FIA. O Essenza ainda tem pacote aerodinâmico que aumenta a pressão aerodinâmica a ponto de ele ter mais tração que um carro da categoria GT3.

    (Divulgação/Lamborghini)

    O visual é inspirado nos protótipos de corrida da década de 1970, segundo a marca. No entanto, os faróis alojados na parte inferior dos pára-choques e extensão da traseira do modelo, mostram uma leve semelhança com os Porsche 935.

    Publicidade
    Continua após a publicidade
    (Divulgação/Lamborghini)

    Por dentro, o veículo tem cockpit de corrida com todos os acionamentos próximos do motorista. O volante de competição carrega mais botões e cluster digital com medidores integrados, mantendo tudo sob o controle do condutor.

    (Divulgação/Lamborghini)

    Ainda não há informações sobre seu lançamento e preço. Porém, das 40 unidades que serão fabricadas, uma já tem dono: a própria Lamborghini – que deverá levar o superesportivo aos seus eventos.

    Publicidade

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de maio da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    (Arte/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.