Com 830 cv, Lamborghini Essenza SCV12 tem o último V12 sem ajuda elétrica
Motor V12 de 6,5 marca o fim dos superesportivos da Lamborghini sem ajuda de motores elétricos
Os motores V12 aspirados, que equiparam os principais modelos da Lamborghini desde sua inauguração, em 1963, estão com os dias contados.
A partir de agora, os grandes motores da fabricante italiana serão auxiliados por motores elétricos, como ocorre no Sián – primeiro veículo da marca italiana com tecnologia híbrida.
No entanto, antes que os modelos da empresa passem a adotar a hibridização, a Lamborghini que encerrar essa fase com o lançamento do Essenza SCV12.
Se trata de um superesportivo com produção limitada, pensado para as pistas e que homenageará todos os V12 da marca sendo o mais potente da história.
Este novo V12 6.5 gera 830 cv de potência e será combinado com transmissão sequencial de seis velocidades.
A estrutura do veículo é toda em fibra de carbono e, de tão rígida, dispensa o uso de rollcage para cumprir as normas de segurança da FIA. O Essenza ainda tem pacote aerodinâmico que aumenta a pressão aerodinâmica a ponto de ele ter mais tração que um carro da categoria GT3.
O visual é inspirado nos protótipos de corrida da década de 1970, segundo a marca. No entanto, os faróis alojados na parte inferior dos pára-choques e extensão da traseira do modelo, mostram uma leve semelhança com os Porsche 935.
Por dentro, o veículo tem cockpit de corrida com todos os acionamentos próximos do motorista. O volante de competição carrega mais botões e cluster digital com medidores integrados, mantendo tudo sob o controle do condutor.
Ainda não há informações sobre seu lançamento e preço. Porém, das 40 unidades que serão fabricadas, uma já tem dono: a própria Lamborghini – que deverá levar o superesportivo aos seus eventos.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de maio da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.