Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Embraer lança subsidiária para desenvolver seus ‘carros voadores’

Batizada de Eve, startup da Embraer focará em veículos voadores elétricos e infraestrutura. Uber é parceira da nova empresa

Por Eduardo Passos
Atualizado em 15 out 2020, 15h08 - Publicado em 15 out 2020, 13h27
Eve_Embraer X
(Embraer/Divulgação)

A Embraer anunciou, nesta quinta-feira (15), o lançamento de sua nova subsidiária, voltada exclusivamente para o mercado de mobilidade aérea urbana (UAM). A startup, batizada de Eve, focará no desenvolvimento de veículos voadores elétricos (eVTOLs) e também em soluções de um dos maiores desafios da categoria: o gerenciamento de um tráfego aéreo completamente diferente da aviação geral.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine por apenas R$ 8.

A Eve é a primeira empresa independente a surgir da EmbraerX — braço da fabricante voltado à inovação. Em um nicho onde gigantes como a Embraer e Hyundai são exceções, a intenção é que uma estrutura mais enxuta e menos burocrática permita a brasileira acompanhar e se sobressair em uma briga muito dinâmica e, ao mesmo tempo, incerta.

Esse é mais passo concreto da fabricante na competição dos VTOLs, e consolida a sua parceria com a Uber via programa Elevate, de desenvolvimento de veículos voadores.

Continua após a publicidade

Indicado como CEO da nova companhia, André Stein é funcionário de carreira da Embraer e participou do desenvolvimento do carro-chefe da fabricante, a nova geração dos E-Jets. Isso aponta que a empresa valerá de seu know-how aeronáutico, e não de estratégias automotivas, para desenvolver seus produtos. 

Eve_Embraer X (1)
(Embraer/Divulgação)

Francisco Gomes Neto, CEO e Presidente da Embraer, destacou que “a Eve está preparada para conceber a nova fronteira no transporte com aeronaves inteligentes, ambientalmente amigáveis e autônomas, o amplo suporte associado e soluções de gerenciamento de tráfego aéreo urbano”.

Continua após a publicidade

Carro ou avião?

O avanço da Embraer no mercado de UAM é mais um sinal de que os veículos voadores serão, de fato, mais próximos dos aviões que dos carros. Entre os principais desafios do setor, há a criação de um sistema de tráfego aéreo adequado para deslocamentos curtos e breves, com mais capilaridade.

Além disso, questões como condições meteorológicas, segurança e capacitação dos motoristas carecem de soluções e ficarão sujeitas a regulamentação de diferentes países. No Brasil, por exemplo, um VTOL seria regido pela Anac e, portanto, seguiria todas as regras de um avião. É pensando nesses problemas que a Eve focará, também, na infraestrutura do voo urbano.

SUV elétrico voador”

No ano passado a EmbraerX já havia apresentado seu conceito de veículo voador. Apesar de compará-lo a um SUV, o veículo apresenta as principais características de um helicóptero, como asas rotativas (as hélices). Além disso, ele não prevê um modelo híbrido, com possibilidade de locomoção terrestre.

Continua após a publicidade

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Quatro Rodas 737 60 anos

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.