Clique e assine por apenas 5,90/mês

Em fim de linha, Volkswagen SpaceFox é rebaixada no Latin NCAP

Perua e hatch Fox foram avaliados pelos novos parâmetros da entidade e perderam uma estrela na pontuação

Por Rodrigo Ribeiro - 7 mar 2019, 19h24
O desempenho da SpaceFox na colisão lateral ficou no limite do aceitável Divulgação/Volkswagen

A Volkswagen já confirmou o fim de produção da SpaceFox até o fim deste mês.

Ainda assim o Latin NCAP, programa de segurança viária para veículos vendidos na América Latina e Caribe, resolveu colocar a perua para um novo teste de impacto e, em seguida, rebaixá-la.

O órgão fez um crash-test lateral na perua e reavaliou os resultados da colisão frontal do Fox de acordo com os novos parâmetros da entidade.

Divulgação/Volkswagen

Com isso, tanto Fox quanto SpaceFox tiveram a segurança para adultos rebaixada de quatro para três estrelas — atualmente a nota máxima para um carro sem controle eletrônico de estabilidade.

Em compensação, a inclusão de pontos de fixação Isofix em todas as versões do modelo fizeram com que a pontuação de proteção para crianças subisse uma estrela, chegando a três no total.

A entidade criticou a ausência do cinto de três pontos para o quinto passageiro e do ESC. O item de segurança só equipou o Fox no Brasil na extinta versão Highline com motor 1.6 MSI 16V de 120 cv.

Um para três

O Fox perdeu pontos por não ter ESC Divulgação/Volkswagen

O Fox também sairá de linha, mas isso deve demorar mais algum tempo. Segundo a Volkswagen, a redução de versões ofertadas (atualmente são só duas) fez com que as vendas do hatch subissem.

No entanto, Fox, Up! e Gol sairão de linha nos próximos anos para darem lugar a um único hatch, tal qual a Fiat fez com o Argo.

Esse novo modelo, chamado internamente de A00, deverá manter o nome Gol e adotará uma nova plataforma. Ainda não ficou claro se essa base será a NSF/PQ12 do Up! ou uma versão ainda menor da MQB.

Continua após a publicidade
Publicidade