Elétricos: Grupo VW inaugura sua rede de recarga ultrarrápida no Brasil
Proprietários de qualquer veículo elétrico podem usar o ponto, mas cadastro leva até 20 dias úteis
Um ano após anunciar 30 pontos de recarga ultrarrápida para veículos elétricos no estado de São Paulo, a EDP, em parceria com Audi, Porsche e Volkswagen, inaugurou o primeiro deles em Caraguatatuba.
Desde quarta-feira (21), os proprietários de EVs do Grupo VW e outras montadoras podem se cadastrar e utilizar o eletroposto, instalado no Shopping Serramar, no litoral paulista. A EDP — especializada em transmissão e comercialização de energia elétrica — afirmou que, com uso de adaptadores, qualquer carro elétrico à venda no Brasil pode ser recarregado na rede.
Os dois carregadores já disponíveis tem duas opções de recarga: corrente contínua com 150 kW de potência e corrente alternada, mais lenta, com 22 kW. De acordo com a Volkswagen, 15 minutos de recarga via corrente contínua são capazes de fornecer 100 km de autonomia aos seus veículos.
O CEO da VW na América Latina, Pablo Di Si, reafirmou a ambição da montadora em se tornar líder global em mobilidade elétrica. Segundo o argentino, “o sucesso desta estratégia depende de uma ampla infraestrutura de carregamento. E, com a inauguração deste primeiro eletroposto, vamos começar a oferecer uma estrutura de qualidade e conveniência para nossos clientes e demais usuários, bem como incentivar que as pessoas se sintam confiantes e seguras para optar por um automóvel híbrido ou elétrico nos próximos anos”.
Mesmo com o ponto de Caraguatatuba já inaugurado, os clientes precisam se registrar no site da EDP Smart e, em seguida, solicitar um cartão unitário que libera o acesso à rede. Esse cartão, porém, leva até 20 dias úteis para chegar à residência do solicitante. De acordo com a EDP, há intenção de fornecer um aplicativo para que o desbloqueio seja realizado digitalmente, via celular.
Planos de expansão
O novo eletroposto em Caraguatatuba faz parte do projeto Plug&Go, que une esforços públicos e privados em busca de soluções eficientes de mobilidade elétrica. O cronograma do projeto já prevê mais 29 pontos de recarga espalhados por São Paulo.
A meta é estender a rede de recarga para Rio de Janeiro, Vitória, Curitiba e Florianópolis com mais 34 pontos de recarga até 2023. Esses corredores totalizarão um investimento de R$32,9 milhões.
Dentro da sub-rede paulista, nove locais serão implantados ainda neste ano em rodovias estratégicas, como a Fernão Dias, Régis Bittencourt, Bandeirantes e Anhanguera. O CEO da Audi do Brasil, Johannes Roscheck, ressaltou que a escolha foi feita pensando em rotas que liguem São Paulo a cidades importantes do Brasil.
“Temos conversado com nossos clientes e a percepção é de que a inauguração de pontos de recarga ultrarrápida como este trará ainda mais confiança para a realização de longas viagens”, pontuou.
Todos os futuros eletropostos seguirão a mesma configuração do recém-inaugurado. Um deles, porém, terá uma versão ainda mais rápida de carregamento, com 350 kW. Em comparação, a rede de carregamento da Tesla ao redor do mundo oferece potência máxima de 250 kW.
Atualmente, apenas um carro à venda no Brasil seria capaz de usufruir desse sistema: o Porsche Taycan. Além de receber a corrente altíssima sem risco de sobreaquecimento da bateria, o superesportivo conta tensão de 800 volts no seu sistema.
Segundo a Porsche, um ponto com essas características é capaz de entregar 100 km de autonomia em apenas 5 minutos de recarga. Já 80% de carga poderiam ser atingidos em cerca de 20 minutos. Um modelo similar ao da Plug&Go já está disponível no Porsche Center de São Paulo.
Futuro dos elétricos no Brasil
De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico, o mercado de EVs no País deverá crescer em até 500% nos próximos cinco anos. Segundo a ABVE, o primeiro semestre de 2020 registrou um aumento de 221% nas vendas de eletrificados (incluindo modelos híbridos e totalmente elétricos) em relação ao mesmo período de 2019. Dados do Boston Consulting Group indicam uma frota de até dois milhões de EVs nas vias brasileiras até 2030.
A rede Plug&Go não é a única em implantação no momento. Empresas como a BMW, Nissan, a seguradora Porto Seguro e até mesmo o Ministério da Cidadania vêm ampliando a oferta de carregamento rápido ao redor do Brasil, em busca de atender à demanda crescente.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.