Elétrico Honda e aposta em simpatia e simplicidade para agradar europeus

Modelo é considerado um importante passo para a marca ter 100% das suas vendas em automóveis eletrificados na Europa até 2025

Honda e é 100% elétrico e será oficialmente lançado no Salão de Frankfurt

Honda e é 100% elétrico e será oficialmente lançado no Salão de Frankfurt (Divulgação/Honda)

A Honda divulgou, nesta quinta-feira (5), as primeiras imagens do Honda e. O compacto elétrico da marca será apresentado oficialmente no Salão de Frankfurt, na Alemanha, que terá início na próxima semana.

Segundo a fabricante, o veículo foi desenvolvido para o dia a dia na cidade. Como manda a categoria dos compactos, o carro é pequeno, mas visualmente bem diferente dos automóveis da marca comercializados no Brasil, por exemplo.

Não espere nenhum tipo de futurismo ou pirotecnias. O Honda e tem design simples, aspecto que nem as maçanetas das portas retráteis ou os retrovisores laterais nada convencionais são capazes de quebrar.

No modelo de produção, os espelhos foram substituídos por câmeras que mandam a imagem em tempo real para as duas telas de seis polegadas instaladas no painel.

Maçaneta da porta traseira, escamoteada como no HR-V, é a única lembrança dos modelos nacionais da Honda

Maçaneta da porta traseira, escamoteada como no HR-V, é a única lembrança dos modelos nacionais da Honda (Divulgação/Honda)

A proximidade com os veículos nacionais fica apenas para abrir a porta traseira. Assim como no HR-V, a maçaneta fica escamoteada no alto da coluna C e possuí acabamento em preto.

Internamente, o veículo mantém a pegada de simplicidade, mas conta com duas telas táteis de 12,3 polegadas responsáveis pelo entretenimento dos ocupantes por conta do acesso a serviços e aplicativos e também a conectividade.

Esses serviços e aplicativos fazem parte do Honda Personal Assistant, sistema de inteligência artificial (IA) da marca, e podem ser acionados por comando de voz.

A fabricante explica que o usuário ativa o sistema dizendo “OK Honda”, algo similar ao que ocorre com sistemas como o MBUX da Mercedes-Benz. Depois disso é só passar a próxima instrução para acionar um serviço ou um aplicativo.

A Honda ainda promete que, com o uso contínuo da tecnologia, ela passa a compreender melhor a voz do usuário ao longo do tempo. Com o passar do tempo, portanto, a promessa é de que o sistema responda mais precisamente aos comandos.

Além da central de entretenimento, o modelo conta com mais duas telas de seis polegadas para reproduzir a imagem das câmeras instaladas no lugar dos retrovisores

Além da central de entretenimento, o modelo conta com mais duas telas de seis polegadas para reproduzir a imagem das câmeras instaladas no lugar dos retrovisores (Divulgação/Honda)

A conectividade vai além da parte interna. Com o uso do aplicativo My Honda +, o proprietário do elétrico pode se manter ligado ao veículo remotamente.

Esse aplicativo foi criado em 2017, na Europa, e com as novas atualizações oferece um relatório de controle das condições do veículo, controle remoto da climatização, monitoramento de segurança e a localização.

Para o elétrico foram adicionados novas funções. No modelo estarão disponíveis também um controle da carga da bateria, monitor de alcance e a estação mais próxima de carregamento.

As informações podem ser enviadas do smartphone para o veículo.

Além disso, o Honda e pode ser trancado ou destrancado pelo aplicativo do smartphone com o uso de uma chave digital, tecnologia parecida com a encontrada em modelos da Tesla.

O compacto terá um motor elétrico de tração traseira e duas opções de performance: 100 kW (136 cv) ou 113 kW (154 cv), sendo um torque de 32,1 mkgf. A empresa ainda garante que o veículo acelera de 0 a 100 km/h em aproximadamente 8 segundos.

A bateria é de 35,5 kWh e conta com um recurso de carga rápida que recarrega 80% em 30 minutos. Totalmente carregada, promete uma autonomia de 220 km, segundo a Honda.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s