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Ele descobre e ativa funções e equipamentos secretos em carros novos

É possível habilitar funções como assistente de monitoramento de faixa ou mesmo "stop and go" do ACC dos SUVs da Volkswagen, entre outros "destravamentos"

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 3 abr 2024, 10h15 - Publicado em 2 out 2022, 10h32
Vag Coding
Nelson de Oliveira Junior, dono da empresa de serviços de “coding” (Reprodução/Acervo pessoal)

Por uma questão estratégica, marcas automotivas lançam carros com diversas funções desabilitadas e ocultas. São configurações e até mesmo equipamentos que dependem apenas da eletrônica para funcionar, pois a tecnologia embarcada é suficiente para que eles funcionem. Desde que a alguém os habilite, o que nem sempre é possível acessando as configurações do carro

O analista de TI Nelson de Oliveira Junior descobriu isso da pior maneira. “Comprei um VW Golf TSI 2015 ainda sem Apple Car Play e, poucos meses depois, a linha 2016 já vinha com o recurso, por isso percebi que essa função já deveria estar disponível no meu carro”, afirma Junior. 

Por seis meses, Junior pesquisou na internet uma solução para liberar tal função e um funcionário da VW na Polônia o ajudou por meio do sistema original da VW, chamado de ODIS. “Eu consegui anexar a função do Apple Car Play no meu Golf e muita gente dos fóruns que eu participava começou a me procurar para que eu fizesse o mesmo nos carros deles”, conta. 

Pic By Fernando Pires / www.flpires.com.br

Ele também utiliza o software chamado VCDS, uma ferramenta que permite a conexão com a central do carro e sua customização.

De 2016 até 2018, Nelson atendia apenas amigos e conhecidos nas horas vagas do seu emprego de analista de TI. Com o aumento da procura, porém, decidiu criar a VagCodingBR, uma oficina especializada nos serviços de “coding” que nada mais é do que “codificar” a programação de fábrica para “destravar” funções escondidas.

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No caso dos Volkswagen, são funções disponíveis apenas em outros mercados ou em versões mais equipadas ou recentes dos veículo. 

Os “carros-chefes” do negócio

Naturalmente a empresa começou a ser mais procurada por donos de Volkswagen, em especial de Tiguan Allspace R-line e Passat. “Descobri que o Tiguan da linha 2018 em diante tinha mais de 50 funções ocultas, incluindo o sensor de permanência em faixa (que já está presente na linha 2021) e tive sucesso em sua liberação.”

Nelson explica que, no caso do Tiguan e Passat, todas as câmeras e sensores já estão instalados de fábrica, pois os modelos oferecem o ACC (piloto automático adaptativo) e trata-se somente de habilitar a função de monitoramento de faixas (lane assist). 

O coding também pode liberar uma condução semi autônoma, que permite fazer curvas, mantém o carro centralizado na faixa e leitura de placas – é um upgrade do ACC que vem de fábrica. 

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Aqui, vale um adendo: funções como essa podem estar desabilitada em alguns mercados por falta de uma validação interna da fabricante, de testes mais extensivos e por falta de adaptação Às condições viárias do Brasil.

Nelson também é procurado por proprietários de VW Nivus para habilitar a função “stop and go” do piloto automático adaptativo (ACC). Com isso, torna-se possível acompanhar o anda-e-para do trânsito, uma função que, de fábrica, existe apenas no Taos. Na configuração de fábrica o VW Nivus desliga o ACC em velocidades abaixo de 25 km/h.

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Donos de VW Nivus Confortline 2020, que não tem o recurso do ACC de fábrica (foi opcional nos primeiros anos), também procuram os seus serviços. “Nesses casos proponho a instalação do radar, fica mais caro, mas vale a pena em relação a diferença de preço entre a Comfortline e Highline (versão topo de linha).”

Esse serviço de coding também permite habilitar, na central multimídia do VW Nivus ou T-Cross, mostradores do modo Sport, que exibem força G, pressão do turbo e temperatura do óleo – disponíveis de fábrica nos Polo e Virtus GTS, e no Jetta GLI

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“No caso do T-Cross, o marcador de velocidade vai até 260 km/h. É possível aumentar para 320 km/h. Também dá para mudar a escala do velocímetro para que exiba intervalos a cada 10 km/h”, diz. 

Quanto custa? 

A liberação de uma função oculta como troca de layout de painel, custa cerca de R$ 300, mas pode chegar a R$ 1.000 no caso do Tiguan que tem mais de 50 funções para liberar. 

Tipos_layout_VW
Os tipos de layout do quadro de instrumentos liberados pelo “coding” (Reprodução/Acervo pessoal)

Já serviços que envolvem a instalação de câmeras, radares ou mesmo painel digital custam entre R$ 3.800 e R$ 4.500.

E a garantia?

Junior é claro em dizer que alguns dos seus serviços eliminam a garantia do modelo como é o caso da instalação de radar ou mesmo da tela digital no quadro de instrumentos do VW Nivus, em substituição aos mostradores analógicos. 

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Já em relação ao desbloqueio de funções ocultas a garantia é mantida, segundo o dono da VagCodingBR. “O coding só libera funções originais da marca, por isso não tem qualquer problema com a garantia”, diz. 

Junior diz que já não não trabalha com o software VCDS para carros da Volkwagen. “Consegui uma liberação oficial da Volkswagen AG para atuar como uma autorizada independente, portanto tenho acesso ao software oficial e isso traz mais segurança para os clientes”, afirma. 

CarPlay_Fullscreen_BMW
Liberação do Apple Car Play na multimídia do BMW 320 (Reprodução/Acervo pessoal)

Porém ele já atua com outras marcas como Porsche, Audi, BMW e Mercedes. E a forma que encontra de aprender com cada uma delas é comprando seus últimos lançamentos. Atualmente tem um Mercedes CLA 45S AMG e um pouco antes estava com um BMW 320i. “Descobri que as marcas alemãs têm estratégias muito próximas e já descobri várias funções ocultas”, conclui.

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