Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Central multimídia defeituosa da Tesla cria história de terror na China

Sistema realizou comandos por conta própria e reproduziu voz assustadora: "minha morte foi injusta"

Por Lukas Kenji Atualizado em 4 Maio 2022, 15h17 - Publicado em 4 Maio 2022, 11h48

Telefone, GPS, rádio e bluetooth são alguns dos recursos que esperamos encontrar em uma central multimídia. Mas ninguém espera, obviamente, que o sistema quase mate o motorista de susto. Foi mais ou menos isso que aconteceu com uma proprietária de um Tesla Model 3, na China.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

Tudo começou logo pela manhã do último dia 27 de abril. A usuária, identificada apenas como Senhora Zheng, foi usar o carro para ir ao trabalho quando, de repente, o sistema de som saía do mudo para o volume mais alto sucessivas vezes. O defeito parou de ocorrer e a dona do Tesla deixou a história para lá.

Mas o negócio ficou assustador à noite. Zheng disse, em entrevista ao jornal local “Chegdu Business Daily”, que quando foi buscar a filha da aula de inglês, a central começou a reproduzir uma história no aplicativo Himalaya, por conta própria.

 

Continua após a publicidade

Quase no mesmo momento, o ar-condicionado começou a ligar e desligar, enquanto o app alternava histórias sem que ninguém mexesse na tela do painel.

Tesla com central multimídia boa em histórias de terror. Reprodução/Chengdu Business Daily
Tesla com central multimídia boa em histórias de terror Chengdu Business Daily/Reprodução

Zheng, então, ligou para o serviço de atendimento da montadora que recomendou apenas que o carro fosse desligado e ligado novamente para que os problemas fossem resolvidos. A usuária preferiu ir logo para casa e fazer o procedimento depois.

Já na garagem, a chinesa seguiu a recomendação. Ao ligar o Model 3 de novo, o sistema subitamente reproduziu uma voz feminina assustadora dizendo: “minha morte foi tão injusta!”. Não é preciso nem dizer que Zheng e a filha ficaram apavoradas. A usuária disse ao jornal chinês que tudo parecia um filme de terror.

Central defeituosa aterrorisou dona de Tesla. Reprodução/Chengdu Business Daily
Central defeituosa aterrorizou dona de Tesla Reprodução/Chengdu Business Daily Chengdu Business Daily/Quatro Rodas

Após o episódio, ela levou o carro ao serviço de pós-venda da Tesla, que trocou a central multimídia com defeito por uma nova. O problema, em tese, foi resolvido, mas Zheng disse que ainda não se sente segura para dirigir sozinha novamente.

Continua após a publicidade


Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

Impressa + Digital

Plano completo da QUATRO RODAS! Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 14,90/mês

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

App QUATRO RODAS para celular e tablet, atualizado mensalmente.

a partir de R$ 9,90/mês