Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Centrais multimídia deixaram os carros menos seguros, conclui estudo

A pesquisa concluiu que um Volvo V70 2005 é o modelo mais fácil de entender e operar a 110 km/h e também o mais seguro

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 21 ago 2022, 09h50 - Publicado em 20 ago 2022, 11h53

Telas sensíveis ao toque são uma realidade nos carros atuais e, exceto para alguns poucos fabricantes, a tendência é que elas fiquem cada vez maiores e concentrem cada vez mais funções. Casos como o do Mercedes AMG EQS, com tela inteiriça de ponta a ponta do painel, serão cada vez mais comuns. 

Porém essa tendência de mercado vai na contramão da segurança. Pelo menos essa é a conclusão de um estudo da revista automotiva sueca Vi Bilägare. 

tela distração
(Glenn Lindberg/Vi Bilägare/Reprodução)

Doze veículos foram avaliados quanto ao tempo que o motorista levou para realizar diferentes tarefas simples. E o levantamento revelou que o único modelo que não tinha telas acabou sendo o mais seguro.

Como foi realizado o teste?

Todos os veículos foram levados para um aeródromo para que os condutores utilizassem os respectivos sistemas de infoentretenimento de cada carro avaliado. O teste foi realizado com o veículo viajando a 110 km/h enquanto o motorista realizava tarefas como ajustar o ar-condicionado, escurecer a iluminação ou mudar a estação de rádio.

Continua após a publicidade
tela distração
(Glenn Lindberg/Vi Bilägare/Reprodução)

Uma das questões medidas durante o teste é o ângulo em que o motorista tem que olhar para baixo para operar os controles. O motorista teve que baixar sua linha de visão 56 graus para ver a extremidade inferior da tela no MG Marvel R Electric, em comparação com 20 graus no Mercedes-Benz GLB. 

Outro aspecto que foi utilizado para avaliar os resultados foi a retroiluminação dos comandos: no caso do Volkswagen ID.3 e do SEAT Leon, os comandos da climatização não acendem, o que os torna invisíveis à noite.

tela distração
(Glenn Lindberg/Vi Bilägare/Reprodução)

Mas o que mais surpreendeu foi a conclusão do estudo: o carro mais fácil de entender e operar em movimento, por uma ampla margem, foi um Volvo V70 2005. Todas as quatro tarefas são concluídas em 10 segundos, durante os quais o carro percorre 306 metros a 110 km/h.

No polo oposto, o sistema de infoentretenimento do MG Marvel R foi o que levou mais tempo para realizar tarefas simples: quase 45 segundos, durante os quais o carro percorreu 1.372 metros; mais de quatro vezes a distância em comparação com o antigo Volvo. O SUV chinês tem quase tudo comandado por toques em uma enorme tela no console.

tela distração
(Glenn Lindberg/Vi Bilägare/Reprodução)

Segue-se o BMW iX , que a revista sueca descreve como “uma das interfaces de usuário mais complexas e complicadas já concebidas”, e o Hyundai IONIQ 5, com 26,7 segundos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.