Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Eis o Raize o novo SUV compacto da Toyota que pode ser feito no Brasil

Modelo é irmão gêmeo do Daihatsu Rocky apresentado no Salão de Tokio, feito sobre uma plataforma desenvolvida para mercados emergentes.

Por Paulo Campo Grande
Atualizado em 30 out 2019, 15h18 - Publicado em 29 out 2019, 10h59
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Toyota Raize tem as linhas do Daihatsu Rocky e a frente do RAV4 (Reprodução/Internet)

    O novo SUV que a Toyota vai fabricar no Brasil finalmente deu o ar da graça. Não foi uma aparição planejada. As imagens do material de divulgação vazaram e logo se espalharam pelo mundo.

    Publicidade

    Como havíamos antecipado dias antes, durante a cobertura do Salão de Tokio, o novo modelo será um irmão gêmeo do Daihatsu Rocky, apresentado no evento japonês.

    Publicidade

    Na ocasião, conversando com o gerente do departamento de estilo da empresa, Toshio Shibagaki, conseguimos a confirmação do parentesco entre os dois SUVs e que o lançamento seria em breve.

    Continua após a publicidade
    Raize exibe grade hexagonal com o logo na parte superior da dianteira (Reprodução/Internet)

    Apuramos que o nome do novo Toyota seria “Rise” embora a grafia correta, como se vê agora, é Raize.

    Publicidade

    O Toyota Raize é quase idêntico ao Daihatsu Rocky. As únicas diferenças entre eles estão na grade dianteira e nos faróis auxiliares instalados no para-choque da frente.

    Continua após a publicidade

    Enquanto o Rocky exibe uma grade dianteira hexagonal, o Raize adotou o estilo proposto pelo SUV maior RAV4, com a grade trapezoidal e o logo da marca posicionado acima e fora da grade e não dentro como no Rocky.

    Publicidade
    O site gaadiwaadi.com fez flagrante do carro sendo transportado. (Gaadiwaadi.com/Internet)

    Todo o resto: linhas de capô, teto, portas laterais e traseira são iguais. Faróis (led com luzes de posição), lanternas traseiras e até as rodas de liga-leve aro 17 das unidades mostradas no Salão (Rocky) e no material de divulgação vazado (Raize) são as mesmas.

    Continua após a publicidade

    Rocky e Raize derivam da mesma plataforma DNGA, uma variação simplificada da TNGA que serve de base para Corolla, Prius e RAV4 entre outros modelos.

    Publicidade

    Eles são SUVs compactos com 3,99 m de comprimento; 1,69 m de largura e 1,62 de largura. Mas ao entrar no Rocky, no Salão de Tokio, nos surpreendemos com o espaço interno para as pernas e cabeças dos ocupantes.

    Daihatsu Rocky foi apresentado no Salão de Tokio (Leonardo Felix/Quatro Rodas)

    A distância para ombros é apertada para cinco ocupantes, dois na frente e três atrás, mas quatro pessoas conseguem se acomodar bem no carrinho.

    Publicidade

    Como a plataforma DNGA é modular, existe a possibilidade de a Toyota aumentar a distância entre-eixos do carro, assim como a VW fez com o T-Cross nacional em relação ao europeu. Isso não diminuiria o aperto lateral da cabine, mas melhoraria a sensação de espaço como um todo.

    O acabamento do interior recebe alguns detalhes em vermelho nos bancos. Entretanto, aparentemente segue tão simples quanto o do Rocky, com uso de plástico no painel e nas portas e bancos de tecido.

    Continua após a publicidade
    Interior do Toyota Raize vazou essa semana e acompanha o padrão do Toyota Yaris (Internet/Reprodução)

    Em relação aos equipamentos, o Raize contará com central multimídia flutuante compatível com os sistemas Apple Carplay e Android Auto, volante multifuncional, ar-condicionado e provavelmente com dispositivos de segurança como ESP, frenagem de emergência automática e auxiliar de mudança de faixa.

    Em relação ao powertrain, o Raize japonês tem motor 1.0 de 3 cilindros e 98 cv de potência com câmbio automático CVT. Mas como não existe essa opção de motor no Brasil, a Toyota poderia lançar mão dos 1.3 e 1.5 que equipam o Yaris.

    Continua após a publicidade

    A apresentação oficial dos dois modelos, uma vez que o Rocky foi mostrado como protótipo, deverá ocorrer no dia 5 de novembro e a comercialização no Japão se inicia na sequência. O Raize nacional deverá chegar ao mercado brasileiro somente em 2021.

    Este ano, a Toyota anunciou investimentos de R$ 1 bilhão em sua fábrica de Sorocaba (SP), para a produção de um novo modelo.

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.