É possível comprar três Denza Z9 GT pelo preço de um Panamera na China
A perua esportiva tem até 952 cv e custa o equivalente a R$ 263.000 na China
A aguardada perua elétrica de quase 1.000 cv, Denza Z9 GT, já está a venda na China e não é só a potência que impressiona, o preço também: custa uma fração do preço do seu principal rival, o Porsche Panamera.
Denza é uma das marcas de luxo BYD – e, agora, apenas dela –, e o Z9 GT é seu maior modelo até o momento. Trata-se de um shooting brake, uma mistura de perua e cupê, que é vendido tanto como híbrido plug-in, com até 858 cv, quanto como elétrico, com 952 cv.
Os compradores chineses terão que desembolsar entre 334.800 e 414.800 yuans (cerca de R$ 262.874 a R$ 325.411 nas taxas de câmbio atuais).
A marca não esconde de ninguém que o principal rival é o Porsche Panamera Sport Turismo, que também é vendido no mercado chinês com preços que variam de 1.193.000 a 1.503.000 yuans, o equivalente a R$ 903.928 e R$ 1.138.485. Ou seja, independente da configuração, será possível pagar quase três Denza Z9 GT pelo preço de apenas um Porsche equivalente.
Enquanto a versão mais ‘barata’ do Panamera é equipada com o motor V6 de 325 cv, a topo de linha E-Hybrid tem 552 cv.
Apesar de concorrer com o Porsche Taycan Sport Turismo, a Denza Z9 GT é bem maior: são 5,18 metros de comprimento, 1,99 m de largura, 1,50 m de altura e 3,13 de entre-eixos. O rival alemão tem 4,96 m de comprimento e 2,90 m de entre-eixos.
Como é a linha do Denza Z9 GT?
A versão mais acessível é a Z9 GT PHEV Pro, baseada na plataforma e3 e usa motor turbo de 2.0 de 203 cv combinado com três motores elétricos. Juntos eles somam 858 cv, proporcionando, segundo a marca, um 0 a 100 km/h em 3,6 segundos. O esportivo híbrido traz uma bateria LFP de 38,5 kWh que pode oferecer autonomia elétrica de até 201 km, de acordo com a Denza que também informa que a autonomia completa chega a 1.100 km.
A fabricante de luxo também oferece mais duas versões para o modelo PHEV, a Max e a Ultra. O acabamento Max adiciona recursos como suspensão a ar, head-up display, assentos com massagem e tela de retrovisor, enquanto o Ultra traz portas elétricas, assentos de couro Nappa e um sistema de som de 26 alto-falantes.
Na ocasião do lançamento essas duas versões ainda podem receber o sobrenome LFE (Limited First Edition), que serão limitadas a 2.010 unidades.
Já o modelo elétrico tem duas variantes e é equipado com três motores que produzem 952 cv combinados, permitindo sair da imobilidade e chegar a 100 km/h em 3,4 segundos, garante a marca. A bateria Blade de 100,1 KWh de capacidade permite uma autonomia de 630 km (WLTP).
A estreia da Denza no Brasil será em 2025 com o monovolume D9 em versão híbrida, focada em explorar um segmento de transporte de luxo mal aproveitado pelo Kia Carnival e por vans executivas customizadas.
E a perua esportiva deverá ser lançada em breve na Europa e também pode ser lançada por aqui. Convenhamos que o Z9 GT tem todos os atributos para competir em nível de igualdade com os Porsche eletrificados e custando menos da metade do preço.