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Denza, marca de luxo da BYD, estreia em 2025 com jipão de 680 cv e van

Carros da FangChengBao e Denza começarão a chegar ao Brasil em 2025, mas todos serão vendidos no Brasil como carros da Denza

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
9 ago 2024, 15h27
Denza D9 Brasil
 (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)
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Nada de FangChengBao. A estratégia da BYD com seus carros de luxo será concentrar todos sob a marca Denza, que estreia em 2025. Os primeiros lançamentos serão o Bao 5 (também conhecido como FangChengBao Bao 5) e a van Denza D9, ambos híbridos.

O motivo é simples: as outras submarcas de luxo, FangChengBao e YangWang, têm nome em chinês e isso poderia dificultar a estratégia dos produtos no Brasil. De todas, a Denza é a mais antiga: foi criada em 2010 em um acordo de colaboração entre a BYD e a Mercedes-Benz para o desenvolvimento de carros elétricos. Hoje a Mercedes só detém 10% da marca.

Denza D9 Brasil
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

Os Denza serão vendidos em concessionárias BYD, mas não em todas. Os concessionários terão a possibilidade de decidir se oferecerão os modelos mais caros, que necessitarão de atendimento diferenciado, nas suas lojas.

Denza D9 Brasil
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

Quem marcará o início das operações da Denza será a van D9 em sua versão híbrida. O modelo está exposto ao público no Festival Interlagos em sua versão mais luxuosa, com apenas dois assentos individuais e reclináveis na parte traseira, onde também há uma smart TV conectada há internet. A tela, inclusive, é retrátil para permitir a comunicação com o motorista e carona.

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A Denza D9 tem 5,25 m de comprimento e, em sua versão híbrida, une o motor 1.5 turbo a gasolina com 140 cv a um motor elétrico de 230 cv e a possibilidade de ter um motor elétrico traseiro de 62 cv para compor a tração integral. No segundo caso, são 407 cv e 69,5 kgfm ao todo, com autonomia elétrica de 180 km com uma bateria de 40 kWh.

Denza D9 Brasil
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

Mesmo na versão com sete lugares há poltronas individuais com encostos de braço e apoio de pernas extensíveis eletricamente. Outros itens são aquecimento e ventilação dos bancos, três carregadores de celular por indução com 50 W cada, sete telas (entre quadro de instrumentos, central multimídia e displays de entretenimento auxiliares), teto solar panorâmico e câmeras embutidas, que servem para chamadas de vídeo ou para que os pais, na primeira fila, monitorem os filhos atrás.

Denza D9 Brasil
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

A decoração é toda em couro Nappa e madeira. Na China, a D9 híbrida varia entre o equivalente a R$ 250.000 e R$ 330.000, enquanto a elétrica custa de R$ 290.000 e R$ 346.000. Só em 2023, foram 118.595 unidades vendidas (94% delas híbridas).

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Denza Bao 5

Conhecido na Chona como FangChengBao Bao 5, este jipão híbrido chegará ao Brasil como Denza Bao 5. Mas isso não muda o fato de o SUV ter um sistema híbrido que soma até 680 cv e, ainda assim, garante até 1.200 km de autonomia nos padrões de medição da China.

Denza Bao 5
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

O Bao 5 usa a mecânica híbrida DMO, voltada para o uso off-road. Ele combina dois motores elétricos, um de 270 cv e outro de 340 cv com um motor 1.5 turbo a gasolina com 197 cv que pode atuar só como gerador, a depender da situação.

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De acordo com a fabricante, o SUV entrega 680 cv e 77,5 kgfm. A bateria de 31,8 kWh garante autonomia para fazer o SUV rodar até 125 km sem gastar gasolina e pode ser recarregada em 16 minutos, com recarga rápida.

Denza Bao 5
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

O consumo médio em modo híbrido é de 12,8 km/l, nada muito surpreendente. O segredo para a autonomia de 1.200 km é o tanque de combustível com 83 litros. Uma vantagem prática é o desempenho: 0 a 100 km/h em 4,8 segundos.

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Denza Bao 5
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

Uma operação específica dos motores elétricos permite reduzir seu diâmetro de giro a apenas 3,4 m. Seus diversos modos de funcionamento aproveitam da melhor forma possível os três bloqueios de diferenciais e os ângulos de ataque (35°) e saída (32°), bem como sua suspensão adaptativa DiSus-P, que o permitiria até saltar e rodar em apenas três rodas. É a mesma suspensão dos Yangwang U7 e U8.

Com 4,89 m de comprimento, 1,97 m de largura, 1,92 m de alturar e 2,80 m de entre-eixos, o Bao 5 poderia enfrentar os Defender 110 e o Ford Bronco.

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