Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

E agora Taycan? Novo Porsche Panamera bate recorde do elétrico em circuito

O elétrico Taycan vem sendo o esportivo queridinho da Porsche, mas o Panamera parece que ficou "enciumado" e tratou de mostrar serviço

Por Eduardo Passos
Atualizado em 25 jan 2021, 18h01 - Publicado em 25 jan 2021, 14h45
Porsche Panamera Turbo S 2021 volta em Road Atlanta
Foi essa bela unidade do Panamera que bateu o recorde do circuito, em novembro (Reprodução/Porsche)

Torque ótimo, aceleração insana e altas velocidades vêm fazendo a fama do Porsche Taycan frente aos esportivos a combustão. Mas o novo Panamera Turbo S mostrou que a briga segue dura.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90

Isso porque o sedã foi até o circuito de Road Atlanta, onde a Porsche costuma testar seus esportivos nos EUA, e deixou o Taycan comendo poeira, com mais de 2 segundos de vantagem na pista. De quebra, o Panamera ainda registrou o recorde do circuito entre os carros produzidos em série.

Continua após a publicidade

 

A volta rápida foi gravada e divulgada pela Porsche nesse fim de semana, mostrando que o Panamera Turbo S não precisa de motores elétricos para acompanhar a evolução dos carros mais rápidos do mercado.

Continua após a publicidade

A façanha foi realizada pelo piloto americano Leh Keen, que já disputou as 24h de Le Mans e fez carreira no SportsCar: ele domou as duas toneladas do Panamera e completou os 4,1 km de Road Atlanta em 1min31s5; uma velocidade média de 161 km/h com máxima de 257 km/h.

Isso representa 2,4s a menos que o atingido por Keen quando teve à disposição o Taycan Turbo S, fazendo 1min33s888 na mesma pista, que fica em Braselton, Geórgia.

Continua após a publicidade
Porsche Panamera Turbo S 2021 volta em Road Atlanta visão interna
O interior do Panamera não foi alterado para a volta rápida (Reprodução/Porsche)

“Os engenheiros encontraram o equilíbrio perfeito. (…) A estabilidade me deu enorme confiança para usar cada pedaço de asfalto e zebras. Ainda assim o carro tem um comportamento completamente diferente — mais relaxado e refinado — na estrada. Uma combinação incrível”, destacou o piloto.

O novo Panamera Turbo S é impulsionado por motor V8 4.0 aliado a dois turbocompressores e conectado ao câmbio PDK de oito velocidades, com tração integral. 

Continua após a publicidade
Porsche Panamera 2021 (10)
Que tal bater recordes em circuitos enquanto dirige nesse confortável interior? (Divulgação/Porsche)

Ao todo são 620 cv de potência e torque máximo de 83,5 kgfm. Nada mal para um veículo que, em seu interior, oferece conforto e luxo à altura de seus R$ 972.000, cobrados na pré-venda.

Porsche Panamera 2021 (6)
As entregas do novo Panamera começam, lá fora, no segundo trimestre (Divulgação/Porsche)

Se consumo de combustível for uma preocupação, a Porsche oferece a versão híbrida Panamera 4 E-Hybrid, que une motor elétrico de 136 cv ao V6 2.9 de 440 cv. Em seu teste nos EUA o Turbo S passou longe de ‘beber’ muito, e cravou cerca de 9,2 km/l, de acordo com a montadora.

Recordista

O 911 GTS usa o motor do Turbo S, mas com mudanças para render 700 cv
O recorde geral de Road America ainda é do 911 GT2 RS, com 1s4 de margem (Divulgação/Porsche)

Com essa volta, o Panamera Turbo S é o novo ‘pole position’ de Road America entre os carros de linha. Acima dele, há apenas os Corvette Z06 e ZR1 e os Porsche 911 GT3 RS e 911 GT2 RS (991), que lidera com tempo de 1min24s88.

Continua após a publicidade

O sedã alemão roubou a liderança dos carros produzidos em série justamente do Taycan. Essa briga familiar promete novos capítulos.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Quatro Rodas capa 741
(arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.