Duster ganha inédita e duvidosa picape – que não é a Oroch
Feita de forma quase artesanal, a "mini picape" é um Duster recortado e com porta-malas exposto - e custando caro por isso

A Dacia, subsidiária romena da Renault, revelou uma inédita picape baseada no atual Duster. Inédita, sim, já que não se trata de algo baseado na conhecida Oroch e, tampouco, é a nova Niagara, prevista para ser apresentada em 2026. Exclusivo para a Romênia, o modelo é uma conversão quase artesanal, e custa R$ 55.000 – mas deixa dúvidas sobre sua usabilidade.
O modelo é, na forma mais literal da concepção, um Duster convertido em picape, sem qualquer alteração de comprimento ou entre-eixos para a inclusão de uma caçamba. Feito em parceria com a empresa romena Romturingia, conhecida por este tipo de conversão, o modelo utiliza como base um Duster convencional, mas com um recorte feito a partir das colunas D.

Se o visual parece estranho, a praticidade também pode não convencer. Na prática, a “caçamba” da picape Duster passa a ser o porta-malas exposto, sem grandes alterações nas dimensões do compartimento – já que ele mantém medidas da carroceria, como os 4,35 metros de comprimento e 1,81 m de largura. Na caçamba, são 105 cm de comprimento (ou profundidade) e 100 cm de largura. A marca não divulgou a capacidade em litros, que deve ficar próximo aos 500 litros, como no porta-malas convencional.

Entre outras modificações, a tampa do porta-malas é substituída por uma tampa com abertura tradicional de uma picape, há um vidro vertical logo atrás dos bancos traseiros e, por fim, a caçamba ganha um revestimento plástico para proteção da lataria no assoalho. Por dentro, o Duster picape só acomoda até quatro pessoas.
O modelo será vendido em três versões diferentes (Expression, Extreme e Journey), sem alterações nos pacotes de equipamentos do SUV padrão. São duas opções de motorização, ambas com sistema híbrido leve: a primeira tem 140 cv e tração dianteira; a segunda, 130 cv e tração integral.
Sobre preços, o Duster convencional parte de 17.200 euros, aproximadamente R$ 108.000 em conversão direta. A picape, por sua vez, começa em 25.983 euros – algo em torno de R$ 163.000. Além das modificações, é preciso considerar que o valor inicial do SUV diz respeito a mecânicas mais simples e sem eletrificações, enquanto a picape só tem motores com eletrificação leve.