Se por um lado a Dodge decretou o fim da dupla Charger e Challenger, por outro a montadora norte-americana anunciou a extensão da versão brutal SRT Hellcat para o SUV Durango devido à alta demanda dos consumidores.
Sim, estamos falando da versão equipada com o motor V8 6.2 HEMI Hellcat que desenvolve 720 cv de potência e 89,1 kgfm. Combinado a uma transmissão de oito velocidades, o gigante de tração nas quatro rodas sai da inércia rumo aos 100 km/h em 3,5 segundos.
Ausente na linha 2022, o Durango Hellcat volta em 2023 para retomar o título de SUV à combustão mais potente do mundo. O posto havia sido ocupado pelo Cadillac Escale-V e seu conjunto também V8 6.2, só que de 690 cv e também pelo Aston Martin DBX707.
O reinado de utilitário-esportivo mais potente, independente da propulsão, está nas mãos de outro norte-americano, o Tesla Model X Plaid. O elétrico emana impressionantes 1.034 cv de potência. A aceleração de 0 a 100 km/h é de 2,6 segundos.
A nova linha do Dodge Durango chega ao mercado no início de 2023, mas reservas já estão abertas. Está disponível nas versões SXT, GT, R/T, Citadel e SRT392, além do Hellcat. Ainda não há informações sobre preço, mas para ter como base, o Durango Hellcat de 2021 era vendido a partir de 82.000 dólares, o que significa algo em torno de R$ 421.000 mil.
Além do conjunto mecânico que permite alcançar a velocidade máxima de 290 km/h, outros diferenciais do Durango Hellcat são o sistema de freios da Brembo, além do spoiler traseiro funcional que otimiza o downforce.
Ainda é possível equipar o bruto com três pacotes. O Plus é composto de teto-solar, recursos de segurança e sistema de reboque capaz de tracionar até 3.947 quilos. Já a configuração Premium adiciona cintos de segurança vermelhos, acabamento com detalhes em couro e fibra de carbono, além de sistema de som Harman Kardon. Por fim, a opção Blacktop agrega visual escurecido a badges, retrovisores e rodas.