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Donkervoot F22 é modelo com peso de Kwid e mais pique que Bugatti Veyron

Modelo holandês aposta em extrema economia de peso para que seu motor 2.5 renda tanto quanto o de modelos hiperesportivos

Por Eduardo Passos
12 dez 2022, 16h01

Relativamente desconhecida, a fabricante holandesa Donkervoot apresentou seu novo F22, um esportivo peculiar em diferentes aspectos. Ainda que seus números isolados não sejam tão impressionantes, o conjunto da obra — 245 mil euros — promete impressionar.

Um biposto cujo capô é mais da metade do seu comprimento, o F22 aposta radicalmente na economia de peso, utilizando aço tubular, alumínio e chassi em fibra de carbono para pesar meros 750 kg.

Teto do Targa pode ser removido
Teto do targa pode ser removido (Divulgação/Donkervoort)

São alguns quilos a menos do que um Renault Kwid; a diferença é que, enquanto o subcompacto vem com motor 1.0 de 71 cv, o modelo da Donkervoot utiliza um motor 2.5 da Audi, com nada menos que 507 cv.

Mecânica híbrida foi desconsiderada por questão de peso
Mecânica híbrida foi desconsiderada por questão de peso (Divulgação/Donkervoort)

Essa relação peso-potência é uma noção fiel de quanto um automóvel pode andar, pois nada adiantaria um motor de hiperesportivo em modelo muito pesado. Dito isso, o F22 tem um relação de 676 cv/tonelada, enquanto um Bugatti Veyron, por exemplo, com seu motor W16 de 1.015 cv, tem “apenas” 499 cv/tonelada.

Central multimídia é, literalmente, um iPad Mini
Central multimídia é, literalmente, um iPad Mini (Divulgação/Donkervoort)

Na prática, isso significa que o carro holandês de tração pode ir de 0 a 100 km/h em meros 2,5 s, com velocidade máxima de 290 km/h. O piloto, entretanto, terá que se virar no braço, pois o esportivo traz bom e velho câmbio manual de cinco marchas e diferencial traseiro de deslizamento limitado da Torsen, que facilitará o desempenho em curvas.

Bancos Recaro também estão no pacote
Bancos Recaro também estão no pacote (Divulgação/Donkervoort)

Interior

Não é apenas por fora que o modelo impressiona, e, por dentro, a criatividade se fez presente no uso de um iPad Mini como central multimídia, alinhada com o banco do passageiro. Também há o primeiro cinto de seis pontos homologado tanto para ruas quanto para pistas, afirma a marca, e o volante concentra grande parte de botões que estariam no painel normalmente.

Donkervoort F22: à venda por 245 mil euros
Donkervoort F22: à venda por 245 mil euros (Divulgação/Donkervoort)

A imensa rigidez torcional promete garantir não apenas um rodar confortável, como também complementos às medidas de segurança do modelo. O Donkervoot F22 também é um targa, com teto em fibra de carbono removível para completar o charme do modelo, que será vendido na Europa, Estados Unidos e Oriente Médio.

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