Do Pulse ao Tracker: listamos os 10 SUVs mais baratos do Brasil em 2023
Selecionamos os 10 SUVs compactos automáticos do Brasil e a boa notícia é que a maioria tem câmbio automático
Os SUVs se tornaram os carros mais vendidos do Brasil em 2022. O tamanho da carroceria, a posição elevada de dirigir e o porta-malas, que geralmente é pouco menor que o de um sedã. são características que fizeram com que caíssem nas graças do brasileiro e do mundo inteiro.
Embora motores menores e mais modernos tenham ajudado a reduzir o consumo e melhorar o desempenho, os SUVs não são mais baratos que carros hatch ou sedã. Mas é possível encontrar bons negócios entre os SUVs compactos.
Abaixo, QUATRO RODAS lista os 10 SUVs mais baratos do Brasil no momento.
10 – Chevrolet Tracker 1.0 Turbo AT
Apesar de ser a configuração de entrada da linha de SUVs da Chevrolet, o Tracker não deixa de ser um carro equipado. Ele tem de série câmbio automático de seis marchas, ar-condicionado, central multimídia com tela de 8”, airbags laterias e de cortina, Apple CarPlay e Android Auto sem fio, trava de velocidade, controle de tração e estabilidade, cheva presencial, sistema Start/Stop, 6 air-bags e muito mais.
Hoje, o SUV mais barato da Chevrolet custa R$ 128.350.
- Versão: Chevrolet Tracker 1.0 Turbo AT
- Valor: R$ 128.350
- Motor: 1.0 Turbo de 116 cv e 16,8 kgfm
- Câmbio: Automático de seis velocidades
- Consumo: Gasolina – 12,1 km/l no urbano e 15,5 km/l no rodoviário
- Porta-malas: 393 litros
9 – Jeep Renegade 1.3 Turbo
A versão de entrada do Jeep Renegade foi lançada estrategicamente antes dos descontos do Governo Federam nos automóveis. O carro, que custa R$ 9.000 a menos que a versão Sport, não faz muitas renúncias em relação a equipamentos para a versão superior. Não tem luzes de iluminação dos para-sóis e do porta-luvas, tapetes dianteiros e traseiros, rack de teto e o sistema Jeep Cabin, o filtro de ar da cabine, e também os três anos de garantia, comum em todos os modelos. Apenas 1 ano de garantia é oferecido.
Mas, o carro mantém o motor 1.3 turbo com câmbio automático de seis velocidades, freios a disco nas quatro rodas, rodas de liga leve, seis airbags, câmera de estacionamento traseira, Apple Carplay e Android Auto sem fio, carregador por indução, tela de infoenretenimento de 8,4” painel analógico de 7”, assentos de couro e outros detalhes.
- Versão: Jeep Renegade 1.3 Turbo
- Valor: R$ 125.990
- Motor: 1.3 Turbo flex T270 de 185 cv e 27,5 kgfm
- Câmbio: Automático de seis velocidades
- Consumo: Gasolina – 11,1 km/l urbano e 13,6 km/l rodoviário
- Porta-malas: 385 litros
8 – Caoa Chery Tiggo 5x Sport
A versão Sport do Tiggo 5x, também foi lançada este ano para ser o carro “popular” da montadora chinesa no Brasil. O modelo teve uma redução de R$ 30.000 e retirada de equipamentos mais supérfluos, como teto solar panorâmico, rodas de liga leve aro 18 (substituídas por rodas aro 17), faróis full-led (os novos faróis halógenos só têm drl de led), carregador de celular por indução, ar-condicionado digital automático e câmera de 360°.
Porém, o carro manteve uma boa gama de equipamentos. Permanecem a chave presencial, sistema Star/Stop, bancos elétricos, câmera de ré com guias, acendimento automático de faróis, seis air-bags, modo de condução Sport, tela de instrumento de 7”, multimídia de 10,25” Apple CarPlay e Android Auto sem fio, entre outros.
Apesar da Caoa afirmar que o valor do modelo iria alterar pós fase de lançamento, eles mantiveram o valor inicial de R$ 119.990.
- Versão: Caoa Cherry Tiggo 5x Sport
- Valor: R$ 119.990
- Motor: 1.5 Turbo flex de 150 cv e 21,4 kgfm
- Câmbio: CVT com 9 marchas simuladas
- Consumo: Gasolina – 9,7 km/l urbano e 10,9 km/l rodoviário
- Porta-malas: 340 litros
7 – Volkswagen T-Cross Sense TSI
O T-Cross Sense é o SUV mais barato da Volkswagen. Apesar de não tão equipado como outras versões, ainda traz comodidades para o consumidor. O motor 1.0 TSI de 128 cv e o câmbio automático de seis marchas é mantido nele.
Os itens de se série SUV são: seis air-bags, sistema de partida em rampa, ar-condicionado, painel de instrumentos analógico, luzes de condução diurna, sistema Star/Stop, chave presencial, sensores de estacionamento traseiros, entre outros.
- Versão: Volkswagen T-Cross Sense TSI
- Valor: R$ 118.990
- Motor: 1.0 200 TSI flex de 116 cv e 20,4 kgfm
- Câmbio: Automática de seis velocidades
- Consumo: Gasolina: 11,7 km/l urbano e 16,9 km/l rodoviário
- Porta-malas: 373 litros
6 – Hyundai Creta Action 1.6 AT
O modelo de entrada do SUV da Hyundai ainda segue o visual da versão mais antiga do Creta. O carro, que hoje etá na faixa de R$ 117.490, é quase R$ 20.000 mais barato que sua versão acima, o Creta Comfort já com visual renovado e motor 1.0 turbo de 120 cv. O Action, porém, mantém o motor 1.6 aspirado de 130 cv.
O Creta Action não é dos mais equipados, mas mantém ainda uma boa lista de equipamentos, como volante multifuncional, câmbio automático, rodas de liga leve de 16”, controle de estabilidade e tração, airbag duplo, chave presencial, sistema Start/Stop, entre outros. E, se juntando ao T-Cross Sense, é o segundo em nossa lista que não vêm equipado de série com sistema multimídia.
- Versão: Hyundai Creta Action 1.6
- Valor: R$ 117.490
- Motor: 1.6 aspirado flex de 130 cv e 16,5 kgfm
- Câmbio: Automático de seis velocidades
- Consumo: Gasolina – 10,4 km/l urbano e 13,5 km/l rodoviário
- Porta-malas: 431 litros
5 – Nissan Kicks Active 1.6 CVT
O Nissan Kicks, mudou a forma de distinção de suas versões este ano e passa a ter mudanças restritas apenas à lista de equipamentos, cores e acabamento interno.
Agora, a versão de entrada está disponível de série com luzes de condução diurna e novas opções de cores externas. Mas, ainda segue sem o sistema multimídia, que fica como opcional pelo valor de R$ 2.000.
Outros equipamentos de série do SUV da Nissan: 6 air-bags, piloto automático, monitoramento de pressão dos pneus (TPMS), rodas de aço de 16”, controle de estabilidade e tração, ar-condicionado, entre outros.
- Versão: Nissan Kicks Active 1.6 CVT
- Valor: R$ 112.990
- Motor: 1.6 aspirado flex de 110 cv e 15,2 kgfm
- Câmbio: CVT com 7 marchas simuladas
- Consumo: Gasolina – 11,4 km/l urbano e 15,3 km/l rodoviário
- Porta-malas: 432 litros
4 – Renault Duster 1.6 Intense MT
O SUV da Renault chega na lista no top 4 mais baratos do Brasil, mas é o primeiro e único com câmbio manual. A versão de entrada de configuração manual está saindo no valor de R$ 112.590. A outra versão do Duster Intense, mas com câmbio CVT, também merece menção em nossa lista devido ao seu valor de R$ 119.990.
O Duster MT vêm equipado de série com ar-condicionado, volante e banco do motorista com ajuste de altura, volante multifuncional, controle de estabilidade com auxílio de partida em rampa, assistência de frenagem de emergência, sistemas Star/Stop, piloto automático com limitador de velocidade, entre outros.
- Versão: Renault Duster 1.6 Intense MT
- Valor: R$ 112.590
- Motor: 1.6 aspirado de 120 cv e 16,2 kgfm
- Câmbio: Manual de 5 velocidades
- Consumo: Gasolina – 10,8 km/l urbano e 13,1 km/l rodoviário (testes feitos em modelo com câmbio CVT)
- Porta-malas: 475 litros
3 – Peugeot 2008 Allure 1.6 AT
O Peugeot 2008, que recentemente passou por mudanças visuais, hoje é o terceiro SUV mais barato no país. O modelo foca no custo-benefício, porém peca quando o assunto é segurança. O modelo de entrada da Peugeot segue sem oferecer controle de estabilidade e tração e outros sistemas de segurança mais avançados.
Ele vem de série com central multimídia de 7”, Apple CarPlay e Android Auto, direção elétrica, ar-condicionado, limitador de velocidade, controle de cruzeiro, dentre outros.
Outras versões acima da Allure também podem ser encontradas com valores próximos aos mencionados nesta lista. Modelos como o 2008 Style, Roadtrip e Style THP, podem ser encontrados na faixa de R$ 114.990 até R$125.990.
- Versão: Peugeot 2008 Allure 1.6 AT
- Valor: R$ 107.990
- Motor: 1.6 EC5 flex aspirado de 120 cv e 15,6 kgfm
- Câmbio: Autoático de seis velocidades
- Consumo: Gasolina – 10 km/l urbano e 14,3 km/l rodoviário
- Porta-malas: 402 litros
2 – Citroën C4 Cactus Live AT
Chegando no segundo SUV mais barato do Brasil, temos o C4 Cactus Live AT. A versão de entrada do SUV da Citroën chegou este ano com poucas atualizações, mas com mais tecnologia. Segue com o motor 1.6 aspirado de 120 cv e câmbio automático de seis marchas.
A versão atualizada do SUV tem freio a disco nas quatro rodas, seis airbags, ar-condicionado digital automático, barras de teto, assistente de partida em rampa, rodas de 16’’ forjadas, controle de estabilidade, nova cantral multimídia de 10”, Apple CarPlay e Android Auto e tração e chave presencial para abertura de portas e partida do motor.
A versão acima desta, C4 Cactus Feel Pack, também está entre os SUVs mais baratos do Brasil, custando R$ 125.990.
- Versão: Citroën C4 Cactus Live AT
- Valor: R$ 106.990
- Motor: 1.6 aspirado de 120 cv e 15,7 kgfm
- Câmbio: Automático de seis velocidades
- Consumo: Gasolina – 10,6 km/l urbano e 13,5 km/l rodoviário
- Porta-malas: 320 litros
1 – Fiat Pulse Drive 1.3 CVT
A versão de entrada do Fiat Pulse na linha 2023 tem o menor valor do Brasil na categoria de SUVs. O carro, que hoje custa R$ 100.990 com motor 1.3 de 107 cv e câmbio manual, também surpreende por sua eficiência: em nossos testes, fez 13 km/l na cidade e 17,8 km/l no ciclo rodoviário. A versão com câmbio automático CVT custa R$ 107.990.
Apesar de ser o pacote de entrada, o Fiat Pulse também oferece uma boa linha de equipamentos. De série, há ar-condicionado digital automático, piloto automático, multimídia com tela de 8,4”, Android Auto e Apple CarPlay sem fio, ESP, quatro airbags e faróis e lanternas de led. Porém, dispensa rodas de liga leve e utiliza calotas de 16 polegadas a partir da linha 2023.
- Versão: Fiat Pulse Drive 1.3 CVT
- Valor: R$ 100.990
- Motor: 1.3 aspirado de 107 cv e 13,7 kgfm
- Câmbio: CVT com 7 marchas simuladas
- Consumo: Gasolina – 13,0 km/l urbano e 17,8 km/l rodoviário
- Porta-malas: 370 litros