Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Veja quais são os melhores carros 2023 para comprar, por categoria

Condecorados como Melhor Compra, esses ainda são os melhores carros mais confiáveis e com manutenção barata para você comprar em 2023

Por Redação
Atualizado em 30 ago 2023, 17h06 - Publicado em 26 dez 2022, 16h29

Carros confiáveis e com manutenção mais barata que seus concorrentes têm grandes vantagens no Melhor Compra, prêmio de QUATRO RODAS que há mais de duas décadas destaca as melhores opções de carros novos à venda no Brasil.

A seguir, você confere as melhores opções de carros para comprar nos principais segmentos, acompanhados dos preços das peças, desvalorização, custo das revisões e do número de concessionárias espalhados pelo Brasil.

HB20 COMFORT
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Hatch compacto: Hyundai HB20 Sense 1.0 – R$ 77.790

O Hyundai HB20 se vale de virtudes tradicionais e de circunstâncias favoráveis. Para começar, a categoria “de entrada” do Melhor Compra 2022 teve de aumentar bastante a régua em relação ao ano passado por causa da escalada de preços – de até R$ 55.000 para até R$ 75.000!

Isso permitiu a entrada desta versão Sense do compacto renovado na linha 2023, com preço dentro da nossa margem de erro. Recém-lançado, o HB20 2023 mudou significativamente no design externo e ficou melhor equipado, garantindo sua vitória na categoria. A Sense traz de série controle de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa.

Bolsa de Valores

Desvalorização
Seguro
Rede 224
Equipamentos AR, DIR, VID, ESP

Peças do Hyundai HB20 2023

Amortecedores dianteiros R$ 1.064
Pastilhas de freio R$ 800
Kit de embreagem  R$ 1.433
Farol esquerdo  R$ 1.308
Para-choque dianteiro R$ 1.503
Retrovisor esquerdo R$ 1.139
Total R$ 7.247

Continua após a publicidade

Revisões do Hyundai HB20 2023

10.000 km R$ 284
20.000 km R$ 575
30.000 km R$ 579
40.000 km R$ 747
50.000 km R$ 546
60.000 km R$ 739
Total          R$ 3.470

Novo Hyundai HB20S Edição Especial
Novo Hyundai HB20S (Divulgação/Hyundai)

Sedã compacto: Hyundai HB20S 1.0 Comfort – R$87.190

A Hyundai faz barba e cabelo nas duas primeiras categorias deste guia. O sedã acaba por se destacar também em equipamentos. Recebe a mais central blueMedia com tela de 8”, retrovisores e vidros traseiros com comandos elétricos e rodas com aro de 15” – mas com calotas.

O custo/benefício é ressaltado pelo pós-venda. O HB20 tem a cesta de peças e os custos de revisões até 60.000 km dos mais baratos do segmento. Ao se comparar com as manutenções, então, vira covardia. O Hyundai é um dos carros que têm manutenção mais barata no Brasil.

Bolsa de valores

Desvalorização -1,83%
Seguro
Rede 224
Equipamentos AR, DIR, VID, ESP, MUL

Peças

Amortecedores dianteiros R$ 1.064
Pastilhas de freio R$ 343
Kit de embretagem  R$ 1.445
Farol esquerdo  R$ 1.184
Para-choque dianteiro R$ 756
Retrovisor esquerdo R$ 942
Total  R$ 5.734

Continua após a publicidade

Revisões

10.000 km  R$ 284
20.000 km  R$ 575
30.000 km R$ 579
40.000 km R$ 747
50.000 km R$ 546
60.000 km R$ 739
Total R$ 3.470

Chevrolet Onix Plus 1.0 T AT
Chevrolet Onix Plus 2023 (Divulgação/Quatro Rodas)

Sedã automático: Chevrolet Onix Plus LT 1.0 Turbo AT – R$ 95.170

O menor sedã da Chevrolet manda e desmanda na categoria até R$ 90.000. Isso porque leva o melhor preço na cesta de peças, no custo das seis primeiras revisões e no seguro. Para completar, ainda registra valorização maior.

Isso faz dele a Melhor Compra nesta versão de entrada LT com o motor 1.0 turbo de 116 cv (um dos mais eficientes), mas com câmbio automático e com uma lista de itens de série que inclui seis airbags, ESP, central multimídia MyLink, assistente de partida em rampa, entre outros.

Bolsa de valores

Desvalorização 9,01%
Seguro R$ 3.023
Rede 553
Equipamentos AR, DIR, VID, ESP, MUL

Peças

Amortecedores dianteiros R$ 948
Pastilhas de freio R$ 454
Kit de embreagem  R$ 1.674
Farol esquerdo  R$ 2.149
Para-choque dianteiro R$ 447
Retrovisor esquerdo R$ 602
Total  R$ 6.274

Continua após a publicidade

Revisões

10.000 km R$ 460
20.000 km R$ 808
30.000 km R$ 688
40.000 km R$ 880
50.000 km R$ 664
60.000 km R$ 808
Total R$ 4.308

HB20 COMFORT
Hyundai HB20 Comfort 2023 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Hatch automático: Hyundai HB20 Comfort 1.0T AT6 – R$100.390

Olha o HB20 aí. O modelo reestilizado conseguiu conquistar a primeira colocação desta categoria tão disputada. E ele defende o troféu exatamente por exibir o visual mais atualizado e moderno.

A frente do carro nada lembra o antigo HB20, e remete muito mais ao Hyundai i20, vendido na Europa.

É dele também o título de mais potente entre os rivais, o seu motor 1.0 turbo rende até 120 cv. O câmbio automático de seis marchas é reconhecido pela robustez, por ser o mesmo usado anteriormente com o antigo motor 1.6.

Para completar, também é bem equipado com seis airbags, controle de estabilidade e central multimídia.

Continua após a publicidade

Bolsa de valores

Desvalorização
Seguro
Rede 224
Equipamentos AR, DIR, VID,  AUT, ESP, MUL

Peças

Amortecedores dianteiros R$ 967
Pastilhas de freio R$ 800
Kit de embreagem 
Farol esquerdo  R$ 711
Para-choque dianteiro R$ 1.392
Retrovisor esquerdo R$ 1.361
Total  R$ 5.231

Revisões

10.000 km R$ 329
20.000 km R$ 620
30.000 km R$ 624
40.000 km R$ 806
50.000 km R$ 591
60.000 km R$ 1.150
Total R$ 4.120

Honda City
Honda City 2023 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Sedã premium: Honda New City Sedan EXL CVT – R$ 122.400

A terceira geração do Honda City tem méritos: começa pelo melhor nível de conforto e pela estreia do motor 1.5 com injeção direta e 126 cv, e o câmbio CVT, que garantem um desempenho bem mais interessante.

A lista de equipamentos da versão intermediária EXL também se sobressai ao fato de o carro ter uma cesta de peças com preço apenas regular e as revisões mais caras da categoria.

Continua após a publicidade
Honda City
Painel de instrumentos tem tela de 7” e central, tela de 8” (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Detecção de pontos cegos com a imagem do retrovisor esquerdo mostrada no multimídia, ar-condicionado automático e digital, bancos de couro e sensor e câmera de ré fazem desta versão uma boa compra.

Bolsa de valores

Desvalorização -4,06%
Seguro R$ 3.735
Rede 212
Equipamentos AR, DIR, VID, EST, AUT, ESP, MUL

Peças

Amortecedores dianteiros R$ 1.060
Pastilhas de freio R$ 537
Kit de embreagem 
Farol esquerdo  R$ 1.704
Para-choque dianteiro R$ 846
Retrovisor esquerdo R$ 1.257
Total  R$ 5.404

Revisões

10.000 km R$ 373
20.000 km R$ 577
30.000 km R$ 748
40.000 km R$ 1.602
50.000 km R$ 644
60.000 km R$ 1.187
Total  R$ 5.131

Modelo de entrada do Corolla foi o que sofreu reajuste mais salgado
Toyota Corolla GLi 2023 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Sedã médio: Toyota Corolla GLI 2.0 – R$ 147.790

opção de entrada do Toyota Corolla tem lista de equipamentos tímida, mas carrega a reputação do pós-venda da marca e o menor custo de revisões.

Além disso, se vale do bem disposto motor 2.0 flex de até 177 cv com injeção direta e o câmbio automático CVT de dez marchas virtuais quase que perfeitamente calibrado.

Bolsa de valores

Desvalorização -7,15%
Seguro R$ 4.919
Rede 216
Equipamentos AR, DIR, VID, EST, AUT, ESP, MUL

Toyota Corolla GLi
Toyota Corolla GLi (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Peças

Amortecedores dianteiros R$ 1.683
Pastilhas de freio R$ 745
Kit de embreagem 
Farol esquerdo  R$ 2.299
Para-choque dianteiro R$ 1.754
Retrovisor esquerdo R$ 1.297
Total R$ 7.778

Revisões

10.000 km R$ 482
20.000 km  R$ 909
30.000 km  R$ 666
40.000 km R$ 1.299
50.000 km R$ 666
60.000 km
Total  R$ 4.022

Hyundai Creta 1.0 Turbo
Hyundai Creta 2023 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

SUV compacto até R$ 130.000: Hyundai Creta 1.0 TGDI Comfort AT6 – R$ 124.690

O preço pode não ser o mais baixo, mas o Hyundai Creta tem cinco anos de garantia e isso impacta até mesmo no mercado de seminovos. Isso porque fica mais fácil achar carros com revisões em dia até quilometragens mais altas.

Da mesma forma, a cesta de peças não foi a mais barata: ela ficou com o segundo lugar. Isso prova que vencer não é tudo, o que vale é a média alta e nisso o Creta se destacou.

Hyundai Creta 1.0 Turbo

Porém, o preço do seguro no perfil QUATRO RODAS e o das revisões até 60.000 km foram os mais caros desta categoria. O que não é mensurável, mas discutível, é o novo design do carro. Para alguns, ok, para outros, um tanto quanto estranho. 

Bolsa de Valores

Desvalorização
Seguro R$ 3.574
Rede 224
Equipamentos AR, DIR, VID, EST, AUT, ESP, MUL

Peças

Amortecedores dianteiros R$ 2.089
Pastilhas de freio R$ 581
Kit de embreagem 
Farol esquerdo R$ 2.899
Para-choque dianteiro R$ 298
Retrovisor esquerdo R$ 1.442
Total  R$ 7.309

Revisões

10.000 km R$ 329
20.000 km R$ 623
30.000 km R$ 623
40.000 km R$ 808
50.000 km R$ 591
60.000 km R$ 1.153
Total  R$ 4.127

SUV até R$ 170.000: Jeep Renegade Longitude T270 – R$ 147.990

Novo Jeep Renegade Longitude
Jeep Renegade Longitude 2023 (Divulgação/Jeep)

O Jeep Renegade é mais um caso em que não é obrigatório ganhar em todos os quesitos para levar a melhor. Ele teve o valor mais alto na cesta de peças, assim como nos valores de revisões.

Mas o seguro mais em conta ajuda recuperar terreno. E, além disso, ele tem outras virtudes. Lançado pela Jeep em abril de 2015, o modelo trazia uma série de reminiscências dos jipes famosos do passado.

Novo Jeep Renegade Longitude
(Divulgação/Jeep)

Em outubro de 2018, passou pelo primeiro facelift em terras nacionais, sofrendo outro mais recentemente, em fevereiro de 2022. Neste caso ganhou também o novo motor 1.3 de 185 cv, bem mais moderno e econômico que o antigo propulsor de 1,8 litro de cilindrada. 

Bolsa de Valores

Desvalorização -16,64%
Seguro R$ 2.879
Rede 202
Equipamentos AR, DIR, VID, EST, AUT, ESP, MUL

Peças

Amortecedores dianteiros R$ 1.179
Pastilhas de freio R$ 489
Kit de embreagem 
Farol esquerdo  R$ 4.339
Para-choque dianteiro R$ 2.509
Retrovisor esquerdo R$ 875
Total R$ 9.391

Fiat Toro Freedom
Fiat Toro Freedom 2023 (Divulgação/Fiat)

Picape intermediária: Fiat Toro Freedom 1.3T – R$ 155.100

Das versões Flex da Fiat Toro, a Freedom está na faixa intermediária da linha. Em 2022, ganhou alterações sutis que se resumiram a um novo desenho do para-choque e do logo.

Na parte interna, o novo painel de instrumentos é a maior novidade, com destaque para o quadro de instrumentos digital de 7 polegadas, de série.

Fiat Toro Freedom
(Divulgação/Fiat)

Mas a grande mudança está mesmo na motorização, com a entrada do motor GSE T270 na linha. Com exatos 1.332 cm³, tem 27,5 kgfm a 1.750 rpm e 185 cv de potência.

Até bem pouco tempo seria inimaginável ver um motor dessa cilindrada ser tão popular, pois é encontrado em vários modelos da Stellantis e não apenas nos Fiat.

Bolsa de valores

Desvalorização -0,5%
Seguro
Rede 520
Equipamentos AR, DIR, VID, EST, AUT, ESP, MUL

Peças

Amortecedores dianteiros R$ 923
Pastilhas de freio R$ 489
Kit de embreagem 
Farol esquerdo  R$ 1.923
Para-choque dianteiro R$ 4.652
Retrovisor esquerdo R$ 2.017
Total  R$ 10.004

Revisões

10.000 km R$ 672
20.000 km R$ 784
30.000 km R$ 672
40.000 km R$ 952
50.000 km R$ 700
60.000 km R$ 1.440
Total  R$ 5.220

Toyota Hilux 2021 vermelha vista 3/4 de frente
Toyota Hilux 2023 (Divulgação/Toyota)

Picape média: Toyota Hilux SRV CD 4×4 – R$ 290.690

A Toyota Hilux passou por uma reestilização em novembro de 2020, como modelo 2021, quando além de mudanças estéticas teve aumento de potência: o motor 2.8 passa a 204 cv.

A SRV não é a top de linha dentre as Hilux, mas é mais barata e vem com uma boa lista de equipamentos de série, como, por exemplo, o ar-condicionado digital bizona.

É uma picape reconhecida pela sua robustez e ausência de problemas crônicos graves. E por isso mesmo conta com grande liquidez e baixa desvalorização.

traseira da toyota hilux

Além disso, tem a garantia de cinco anos e as revisões são tabeladas, para evitar surpresas. Mas nem tudo são flores, pois tem manutenção (fora das revisões) e peças muito caras, uma reclamação recorrente.

Bolsa de valores

Desvalorização -0,13%
Seguro R$ 11.651
Rede 216
Equipamentos AR, DIR, VID, EST, AUT, MUL

Peças

Amortecedores dianteiros R$ 913
Pastilhas de freio R$ 917
Kit de embreagem 
Farol esquerdo  R$ 6.172
Para-choque dianteiro R$ 2.779
Retrovisor esquerdo R$ 3.576
Total  R$ 14.357

Revisões

10.000 km R$ 1.047
20.000 km R$ 1.617
30.000 km R$ 1.659
40.000 km R$ 2.754
50.000 km R$ 1.395
60.000 km
Total  R$ 8.472

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.