Dez carros fabricados no Brasil que ganharam o mundo
Veículos produzidos no Brasil partem de navio e chegam a lugares que você nem imagina
O Porsche Brasileiro
Uma das réplicas dos Porsche antigos mais celebradas em todo o mundo é a Chamonix. A fábrica, fundada em 1987 pelo empresário Milton Masteguin, sócio-fundador da extinta Puma, começou a exportar seus Porsches 356 e 550 na década de 1990 e conquistou os mercados na Ásia, Europa e América do Norte.
Mais barato que gasolina! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90
Franco-Brasileiros
Os Renault Captur, Duster Oroch e Kwid feitos no Paraná vão para Argentina, Chile, Colômbia, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, de onde seguem para Guatemala, Costa Rica, Curaçao e República Dominicana.
Loco por ti, América
Jeep Renegade e Compass embarcam para Argentina, Bolívia, Guatemala, Chile, Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai. O Renegade ainda chega a Colômbia, Honduras, El Salvador, Panamá e México.
Dupla nacionalidade
Fiat Strada e Fiorino são vendidos em Argentina, Paraguai e Uruguai, México, Colômbia, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Venezuela, Chile, Bolívia e Peru.
Navegando em outros mares
A Volkswagen Saveiro é vendida em México, Colômbia, Chile, Peru, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Equador, Curaçao, St. Maarten, Costa Rica, Guatemala, El Salvador, Honduras e Panamá.
Cidadania americana
Cerca de 200.000 unidades do VW Voyage e da Parati foram exportadas para os EUA e Canadá no final da década de 1980. Lá, conhecidos como Fox e Fox Wagon, recebiam modificações pelas leis de segurança.
Brasileiros na itália
A família Uno, Elba e Prêmio saiu do Brasil para ser vendida na Itália, além de outros países da Europa, entre as décadas de 1980 e 90. Por lá ganhou o apelido de “Brasiliana”, exaltado nas campanhas publicitárias.
Um astra mais potente
A Chevrolet fabricou e exportou o Astra para Argentina e México com motor 2.4 de 150 cv e 23 kgfm de torque. Propulsor este que só chegou às concessionárias brasileiras equipando Vectra na 3ª geração.
Um golaço brasileiro
Um dos campeões das exportações brasileiras, o VW Gol já teve mais de 1 milhão de unidades vendidas para mais de 60 mercados, incluindo a Rússia, que teve o modelo nos anos de 2004 e 2005.
Um Alfa Romeo da Fiat
Quando a Fiat assumiu as operações da Alfa Romeo no Brasil em 1978, começou a exportar o sedã 2300 para Inglaterra e Alemanha com o nome de 2300 Rio, porém o carro não obteve o sucesso de vendas esperado.