Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Descontos de grife

Sucesso do A3 Sedan gera promoções para manter A3 Sportback e A4 atraentes diante do último lançamento da Audi

Por Fabiano Pereira Atualizado em 9 nov 2016, 13h33 - Publicado em 26 mar 2014, 21h42
mercado

Um anúncio de página inteira chama atenção de quem abre o caderno de classificados. Ele oferece um Audi A4 2.0, de 129200 por 111.900 reais. São 17.300 reais de desconto, uma redução de 13% no valor sugerido. Sem dúvida um valor mais do que convidativo para um carro de 180 cv cheio de itens de tecnologia como câmbio Multitronic de oito velocidades, paddle shifts, turbo, injeção direta e controle de estabilidade. No mesmo anúncio, aparecem duas versões do A3 Sportback: a 1.8, de 125.100 por 115.100 reais (um abono de 10 mil reais, ou 8%), e a 1.4, de 95.900 por 89.900 reais (menos 6.000 reais ou 6%). São 180 cv e 122 cv, respectivamente, sendo que ambos trazem câmbio S tronic com dupla embreagem, sistema start/stop e controle de estabilidade. Outro revendedor anuncia entrada de 50% e taxa de 0,99% em 24 vezes. Por que a Audi está tão caridosa?

O responsável por essas facilidades se chama A3 Sedan. O último lançamento da marca evaporou das lojas antes do esperado e a marca não quer perder clientes por conta disso. Mesmo que ainda haja algum exemplar na loja, a ideia é trazer fluxo de loja mantendo os demais modelos atraentes, afirma Thiago Lemes, gerente executivo de vendas e logística. “A prática acontece dependendo da estratégia da marca no momento para cada modelo, mas sempre ouvimos o que o varejo está dizendo”. Lemes explica que a companhia tem pouco poder de influenciar o mercado, que ele considera soberano e também a razão pela qual não há planejamento fixo para esse tipo de promoção.

Ainda que o A4, modelo do segmento mais próximo ao do A3 Sedan, se mantenha o Audi mais vendido no mundo inteiro, a recepção do novo modelo surpreendeu. “Ele vendeu em 60 dias o que esperávamos vender em três meses, três meses e meio”, conta Lemes. Ele lembra que promoções similares ou taxas de juros mais atrativas também acontecem com as linhas Mercedes-Benz e BMW, concorrentes mais diretas da Audi, além da Mini e Land Rover, por exemplo. As duas lojas que anunciaram a oferta confirmam que apenas praticam preços rebaixados de tabela e que em seus lotes estão carros 2014/2014 para pronta entrega.

Quanto ao A3 Sedan, uma nova remessa deve chegar de 10 a 15 dias a uma das concessionárias consultadas, que teve as 40 unidades iniciais do modelo vendidas e já tem 20 reservadas entre os carros que estão chegando. O vendedor Carlos Sanches, da Caraigá, confirma que os descontos atraem a clientela para os demais modelos, já que o A3 Sedan é mesmo destaque do momento. “É uma oportunidade de conhecer a linha e mesclar as oportunidades de acordo com a necessidade do cliente”, ele avalia, lembrando que também podem ser feitos financiamentos com outras taxas atrativas, além do 0,55% em 10 vezes, se o cliente preferir. Na Sorana, as 70 primeiras unidades do A3 Sedan já foram todas vendidas e novas unidades só devem chegar em abril ou maio.

Continua após a publicidade

Publicidade