Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Depois de seis meses sem produção, Toyota fecha fábrica na Rússia

Toyota manteve os funcionários desde março sem produzir com a esperança de poder retomar a montagem na fábrica de São Petersburgo o mais rápido possível

Por João Vitor Ferreira
26 set 2022, 08h41

Em março, a Toyota havia paralisado a produção de sua fábrica em São Petersburgo, na Rússia. Na ocasião, a empresa alegou que tomou a decisão de devido a interrupção no fornecimento de materiais e peças-chave.

Foram seis meses mantendo os trabalhadores, com esperança de que a produção dos modelos RAV4 e Camry pudesse voltar rapidamente. Sem previsão de melhora, a Toyota decidiu encerrar de vez as operações nessa planta.

“A decisão de encerrar a produção de veículos Toyota na Rússia não é algo que tomamos de ânimo leve. “No entanto, após seis meses, não conseguimos retomar as atividades normais e não vemos indicação de que possamos reiniciar no futuro”, disse a montadora em comunicado.

Continua após a publicidade
Camry
Além do RAV4, Camry também teve sua produção encerrada com o fechamento da fábrica russa (Divulgação/Toyota)

Aos ex-funcionários, a empresa mandou seus agradecimentos pelo “trabalho duro e lealdade” e garantiu que oferecerá “assistência para reemprego, requalificação e bem-estar, incluindo apoio financeiro acima dos requisitos legais”.

Porém esse não será o fim da marca na Rússia. A empresa garantiu que tem planos de otimizar e reestruturar sua rede de varejo em Moscou, focando principalmente na retenção de seus funcionários para atender os clientes das marcas Toyota e Lexus.

A saída é uma clara resposta à guerra contra a Ucrânia. Desde que o conflito começou, em fevereiro, diversas fabricantes como, Ford, Volkswagen e Renault, também encerram suas operações no país.

De acordo com a Reuters, essa debandada afetou muito o mercado automotivo na Rússia. Em julho, a queda nas vendas de automóveis em relação ao ano passado chegou a quase 75%. Já em agosto, foram vendidos 41.698 novos carros, contra mais de 110.000 no mesmo mês de 2021.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.