Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Perua do primeiro Logan será transformada em elétrico na Rússia

O Lada e-Largus é baseado na primeira geração da perua do Renault Logan, inclusive terá a mesma plataforma de 2005

Por João Vitor Ferreira
12 ago 2022, 18h45

Mesmo com os problemas gerados pela guerra entre Rússia e Ucrânia, a fabricante russa Lada pretende lançar seu primeiro veículo elétrico. Porém, assim como o resto de sua produção, ele será baseado em um modelo antigo e, de certa forma, conhecido dos brasileiros.

O Lada e-Largus é um furgão elétrico baseado no Dacia Largus, que por sua vez é um Renault Logan de primeira geração, que por lá também era vendido pela Lada.

O sedã foi lançado no começo dos anos 2000 e já está na sua terceira geração. Porém, no mercado russo a primeira geração se mantém viva até hoje. Tanto é que sua carroceria perua – também chamada de Logan MCV – ganhou uma reestilização em 2021 e é nesse visual que o e-Largus se baseia. As principais diferenças são a grade frontal fechada e os detalhes em azul para reafirmar a identidade elétrica do modelo.

Continua após a publicidade
projeto do e-largus
(Divulgação/Lada)

O EV será fiel a ponto de manter plataforma B0 da Renault inalterada. O mais curioso é que, assim como Logan, ela data o ano de 2005. O trabalho da AvtoVAZ, montadora russa que fabricava os veículos da Dacia e atual dona da Lada desde sua separação da Renault, está em adaptar a arquitetura para um trem de força elétrico.

O motor e a bateria não tiveram seus números especificados. Foi informado apenas que o e-Largus terá suas baterias montadas sob o assoalho, podendo receber recarga rápida. Ele também estará disponível em versões de cinco e sete lugares, além da versão furgão.

Dacia Largus
Lada Largus é baseado no Logan de primeira geração e ganhou facelift em 2021 (Divulgação/Dacia)

O primeiro protótipo de produção está planejado para 2023, onde possivelmente o modelo terá suas informações técnicas divulgadas. Até lá, a AvtoVAZ pretende expandir o número de carregadores para EVs na Rússia, que atualmente conta com apenas dez estações. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.