Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

De Ranger a Mustang: como será o futuro da Ford no Brasil como importadora

Sem produção nacional, carro mais barato da Ford será Ranger de R$ 156.290 e gama de produtos terá apenas importados

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 13 jan 2021, 13h03 - Publicado em 11 jan 2021, 20h53
Bronco Sport
Bom desempenho do Ford Bronco Sport nas vendas é fundamental para a Ford no Brasil (Divulgação/Ford)

A Ford começou a montar seu Modelo T, o Ford “Bigode”, no Brasil em 1919. Em 1967 a Ford adquiriu as operações da Willys e, com isso a fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Esta foi fechada em 2019. Agora a fabricante comunicou que encerra imediatamente a produção de motores na planta de Taubaté e de automóveis (Ka e Ka Sedan, e EcoSport) em Camaçari (BA).

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90

Após mais de 100 anos com atividade industrial, torna-se importadora no Brasil.

De acordo com a empresa norte-americana, o movimento visa conter prejuízos e custos recorrentes. De fato, nos corredores das fábricas falava-se que o Ka era um carro deficitário mesmo após ter passado por um profundo processo de engenharia para corte de custos, que o fez perder desde uma central multimídia mais avançada, até a árvore contra-rotativa do motor 1.5 Dragon, de três cilindros.

Ford
Modelos Ford T em frente à fábrica de montagem da marca no Brasil, inaugurada em 1921 (Acervo/Quatro Rodas)

O Ford EcoSport, que salvou a marca da crise que enfrentou no Brasil no final dos anos 1990 – quando a Ford, literalmente, quase saiu do Brasil – brilhou praticamente sozinho entre os SUVs compactos por muito tempo. Contudo, sua nova geração não foi capaz de conter o sucesso dos fortes concorrentes lançados no Brasil desde 2016, nem mesmo com a profunda (e custosa) reestilização lançada em 2017.

ecosport
Versão Storm também está disponível para o EcoSport (Leo Sposito/Quatro Rodas)

É uma pena. É triste. Mesmo um tanto esquecido pela Ford nos últimos tempos, o Ka ainda é um bom carro compacto de entrada – a ponto de ter ficado em terceiro lugar em comparativo recentemente. E o EcoSport atual tem boa dinâmica, bom desempenho e um dos melhores acabamentos do segmento, ainda que também seja um dos mais apertados.

Continua após a publicidade

Na verdade, é o desfecho de um movimento que já havia começado há quase dois anos. As justificativas para o fechamento da fábrica de São Bernardo do Campo foram as mesmas, mas com o agravante dos efeitos da pandemia da Covid-19. E nem mesmo ter sido a quinta marca mais vendida em 2020, com 7,14% do mercado, evitou o pior. E conseguiu isso praticamente abandonando as vendas diretas, consideravas menos lucrativas. 

Ka

O desafio a partir de agora estará em vender carros importados, ainda que de países próximos como Argentina e México, a preços competitivos mesmo com a alta do dólar. E trabalhar em faixas de preço muito mais altas que as atuais é inevitável, visto que hoje a Ford só tem carros de passeio na Europa (novos Fiesta e Focus) e na China (Escort e um Focus exclusivo), sem qualquer chance de serem importados.

Ford Ranger como carro de entrada

Ford Ranger Black
Ford Ranger Black estreia no Brasil em breve (Divulgação/Ford)

Com o encerramento imediato da produção de EcoSport e Ka, os dois modelos certamente serão oferecidos com bons descontos nas lojas. E o carro mais barato da marca no Brasil passará a ser a Ranger com preços a partir de R$ 156.290 na versão XL cabine simples com motor 2.2 turbodiesel – hoje o Ka parte dos R$ 51.990. Mas a picape terá mudanças.

Em 1° de dezembro, o anúncio de lançamentos para 2021 sinalizava o problema. Todas as novidades previstas eram carros importados, a começar por uma nova versão da Ranger. A Ranger Black é caracterizada por elementos como grade, retrovisores e rodas pintados de preto, além de acabamento exclusivo. A linha 2021 da picape também pode estrear com a mudança nos equipamentos vista na Argentina.

Continua após a publicidade
Mustang Mach 1
Imagem vazada revela as linhas da nova Ford Ranger (Wheels/Internet)

Para daqui a dois anos, porém, está confirmado o lançamento de sua nova geração. Seguirá em produção na Argentina sob um investimento de 580 milhões de dólares na fábrica localizada em General Pacheco. E será um modelo global, enviado dali para outros mercados.

Bronco Sport, o anti-Tiguan

bronco
Dimensões são próximas às do rival Jeep Compass (Divulgação/Ford)

Reforçando um caráter mais premium que a Ford pode assumir daqui para a frente (e que impactará no fechamento de boa parte das suas mais de 300 concessionárias no Brasil), o Bronco Sport começa a ser vendido no Brasil nos próximos meses. Tanto que as primeiras 28 unidades já foram importadas e até mesmo emplacadas.

Importado do México e equipado com o mesmo motor 2.0 turbo de 245 cv, o Bronco Sport seria posicionando na mesma faixa de preço do VW Tiguan R-Line, versão mais vendida do SUV, com preço entre os R$ 220.000 e R$ 230.000. Será mais caro que o chinês Territory, portanto.

Bronco
Modelo será importado do México para o Brasil (Divulgação/Ford)

A seu favor ele tem o visual diferente, quadradão. Basta ver como o Jeep Renegade fez sucesso entre os SUVs compactos com a mesma característica de estilo. Por outro lado, com 4,38 m de comprimento; 1,88 m de largura; 2,67 m de entre-eixos e até 1,89 m de altura, dependendo da versão, o Bronco Sport tem mesmo porte do Jeep Compas. É significativamente menor que o Territory.

Bronco raiz

Ford Bronco
(Divulgação/Ford)

Além do Bronco Sport, há o Ford Bronco, um jipão com chassi convencional, opção de duas e quatro portas, e motores 2.3 turbo com 270 cv e 42,8 kgfm ou V6 2.7 turbo, de 310 cv e 55,2 kgfm com grande capacidade off-road. Por aqui terá o Jeep Wrangler como grande rival o que representa preços acima dos R$ 400.000. O lançamento no Brasil será ainda em 2021.

Continua após a publicidade

Maverick, uma picape contra a Fiat Toro

Ford Maverick
Dianteira da picape apareceu em flagra na linha de montagem (Reprodução/Internet)

Baseada na mesma plataforma do Bronco Sport e também produzida no México, a picape Maverick nem sequer foi apresentada oficialmente mas é aguardadíssima para o Brasil. Com carroceria monobloco, é conceitualmente semelhante à Fiat Toro. Daí a sua relevância.

Os colegas da revista argentina Parabrisas ainda sinalizam que é grande a possibilidade desta picape ser montada na mesma fábrica que a Ranger. Os motores seriam os mesmos do Bronco Sport: além do 2.0 turbo, há um 3-cilindros 1.5 turbo com 184 cv.

Novas versões do Mustang

Mustang Mach 1
Mustang Mach 1 (Divulgação/Ford)

Outro importado anunciado pela Ford em dezembro foi o novo Mustang Mach 1, reedição do Mach 1 de 1968 e muito fiel ao estilo dele. Tem para-choques exclusivos, grade com espaços alusivos aos faróis de milha e aerofólio. Mas não para por aí. As rodas aro 19 têm desenho inspirado nas clássicas Magnum 500 de 50 anos atrás.

Sua função na linha será a mesma de cinco décadas atrás: servir de elo entre o Mustang GT (vendido no Brasil por R$ 354.990) e o Shelby GT350, que não é vendido no Brasil. Tem o motor V8 5.0 em sua versão mais potente da história, com 486 cv e 58 kgfm de torque – contra 466 cv e 56,7 kgfm do GT.

Mach-E
Lançamento do Mach-E no Brasil vai depender de como a Ford lidará com a demanda nos EUA e na Europa (Divulgação/Ford)

Para 2022 é esperado o lançamento do Mustang Mach-E, um SUV elétrico com visual inspirado no esportivo. Seria importado do México, mas é cedo para falar em versões: há desde opções com 268 cv e um motor, até 465 cv e dois motores.

Continua após a publicidade

Escape Hybrid Plug-in

ford-escape-plug-in
(Ford/Divulgação)

Antes de estrear entre os carros elétricos no Brasil, a Ford voltará a explorar o mercado de híbridos. Com o Fusion fora de linha, a Ford terá que recorrer ao Escape híbrido em sua versão plug-in, que pode ter suas baterias recarregadas em tomadas.

O Ford Escape tem motor 2.5 16V a gasolina da família Duratec que trabalha em ciclo Atkinson para gerar de 165 cv e 21,4 kgfm de torque. Mas um motor elétrico ajuda a garantir a potência combinada de 200 cv. A transmissão é do tipo CVT e há versões com tração dianteira e integral. Sua bateria de 14,4 kWh é suficiente para percorrer 50 km sem gastar gasolina.

Transit via Uruguai

Transit
(Divulgação/Ford)

Vendida no Brasil anos atrás, importada da Turquia, a nova geração da Ford Transit será importada do Uruguai a partir deste ano. O furgão terá sua produção terceirizada para a Nordex, que também monta carros para Citroën, Peugeot e Kia. Na Europa, a Transit é equipada com motor 2.0 turbodiesel com opções de potência que podem chegar aos 185cv.

Ford F-150 tem chances?

F-150
Picape continua com carroceria de alumínio, que foi totalmente redesenhada (Divulgação/Ford)

A líder de vendas nos Estados Unidos há mais de duas décadas é esperada no Brasil há muito tempo, principalmente na versão esportiva F-150 Raptor. Contudo, seria prematuro dizer que ela será importada agora.

Uma operação mais enxuta no país pode até facilitar e o fato de a picape ter acabado de ganhar uma nova geração também. Mas a Ford nada fala sobre isso. Olhar para o sucesso das picapes RAM como um carro de nicho pode até servir de estímulo…

Continua após a publicidade

Ford Edge e Territory complementam a linha

EDGE
Em nosso teste, o ST fez de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos (Divulgação/Ford)

Sim, o Ford Edge ainda está à venda no Brasil e custa R$ 351.950, sempre com motor V6 2.7 biturbo de 335 cv. Se permanecer à venda, o SUV canadense receberá uma nova – e gigante – central multimídia vertical nos próximos meses. Mas é um carro que vende muito pouco no Brasil, muito em virtude do preço elevado. 

Territory

O Ford Territory, por sua vez, estreou por aqui no fim de 2020 com uma estratégia diferente de tudo que a Ford já havia feito. É um SUV chinês, desenvolvido por uma empresa chinesa e com uma lista enorme de equipamentos. Mas custa R$ 179.900. Resta saber como suas vendas evoluirão e se a Ford pretende seguir essa estratégia com outros produtos, como o Equator, que será lançado ainda neste mês na China. 

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Capa Quatro Rodas 740

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.