Cowin Showjet Pro é Chery Tiggo 5X com visual esportivo e mais tecnológico
Versão do Tiggo 5X de outra fabricante tem visual interessante e interior exclusivo com quadro de instrumentos digital de série
A Chery já teve muitas submarcas para vender seus carros. Algumas fecharam, como a Riich a Rely, outras continuam ativas, como a Jetour, a Exeed (que chega ao Brasil ainda em 2021) e a Karry (de veículos comerciais. Mas também existem aquelas que a Chery passou adiante e só detém uma parte da marca.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90
A Cowin é uma delas e sua principal novidade hoje é sua própria versão do Chery Tiggo 5X com visual esportivado e mais tecnologia embarcada.
Criada em 2014, a Cowin vendia os carros com projeto mais simples e antiquados da Chery, enquanto os carros da “marca mãe” ficavam mais sofisticados e caros. Não deu muito certo: a submarca nunca alcançou suas metas e em 2018 teve seu controle acionário vendido por 380 milhões para uma estatal da provincia de Yibin (50,5%) e ao Sichuan Yibin Push Group (0,5%). A Chery ficou com o resto.
A cooperação técnica com a Chery continua. Não por acaso o Cowin Showjet usa a mesma base do Tiggo 5X, ainda que seja quase que completamente diferente por fora e por dentro.
Agora a Cowin tem uma nova (e exclusiva) fábrica em Yibin. E para estrear a unidade apresentou o Showjet Pro, com visual esportivado mas sem mudar qualquer peça de estamparia. Mudam os para-choques, a nova grade é mais larga, abriu mão das barras longitudinais no teto. Ainda pode ter elementos de cor contrastante nas saias laterais e no para-choque traseiro.
Os faróis exclusivos já eram usados antes e as lanternas traseiras, interligadas por uma barra iluminada, também. Mesmo assim a traseira não consegue esconder tão bem a relação com o Chery Tiggo 5X.
Por dentro, o Cowin Showjet Pro tem painel com design exclusivo, agora com a central multimídia com tela retangular de 10,25″ destacada. Além disso, tem quadro de instrumentos totalmente digital e volante de dois raios. O novo console tem teclas de acesso rápido às funções da central e ainda comandos do som à frente da alavanca de câmbio. Também tem carregamento sem fio para smartphones.
A diferença mais marcante para a versão básica do Showjet é o motor. Se antes estava disponível apenas com o motor 1.5 aspirado de 116 cv, o mesmo do Tiggo 2 nacional, o novo Showjet Pro usa o 1.5 turbo com 156 cv já combinado com câmbio CVT e não com o conjunto de dupla embreagem Powershift do Tiggo 5X montado no Brasil.
O Cowin Showjet Pro começa a ser vendido na china em junho pelo equivalente a 9.200 dólares (R$ 48.962), mais em conta que os 10.900 dólares (R$ 58.000) do Chery Tiggo 5X vendido por lá.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital