Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Última Semana: Revista em casa por 9,90

Correio Técnico: por que a rotação máxima dos motores varia?

Entenda porque o número de rotações por minuto é diferente para carros de passeio, motos e até para os carros de Fórmula 1

Por Leonardo Barboza
6 ago 2020, 07h00
audi-rs6-avant-2
(Divulgação/Audi)

Por que a rotação máxima dos motores varia: 6 mil rpm, nos carros; 9 mil rpm, nas motos; e 16 mil rpm, nos F1? – Por Pedro Paulo, de Rinópolis (SP)

Tudo depende das características do projeto e o que se pretende principalmente em relação aos custos. Quem explica é o engenheiro Erwin Franieck, da SAE Brasil:

“Todos os movimentos rotativos com transmissão de torque e ação de forças sofrem esforços alternados em suas estruturas internas, além de todas as variações dimensionais que promovem atrito, assim como de desbalanceamento, que crescem de forma quadrática em relação à rotação do motor”, diz.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

E “ainda resta o tempo mínimo necessário para enchimento do motor com ar e combustível no ciclo de admissão, que diminui quanto maior a rotação”, acrescenta.

Continua após a publicidade

“Assim, para motores menores, com menores massas e cilindradas, é possível se obter custos de fabricação aceitáveis para rotações de até 9.000 rpm, ao passo que em motores automotivos essa rotação está em torno dos seus 6 a 7,5 mil rpm”, conclui.

No caso da Fórmula 1, trabalha-se para tirar a máxima potência com cilindrada limitada. Os custos não são restritivos e isso favorece a otimização do motor para melhor enchimento em máxima rotação. Além disso, há o uso dos melhores materiais para suportar as cargas dinâmicas.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da nova edição de Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Quatro Rodas 735

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos,comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 2,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a R$2,99/mês.